Tecnologia
Celular lento e dando pane? Veja 5 dicas para aumentar a vida útil do aparelho
Alguns cuidados básicos e comportamentos de rotina influenciam diretamente no tempo de vida do dispositivo. Fique atento a eles!
A durabilidade do aparelho celular tornou-se uma preocupação constante entre os usuários de smartphones. Com preços cada vez mais altos, a vida útil dos dispositivos passou a ser um dos principais aspectos analisados na hora da compra.
Para tornar esse fator vantajoso, no entanto, é preciso entender que nem tudo depende da marca ou do aparelho em si, mas também de alguns cuidados básicos e atenções por parte do usuário.
Em teoria, a expectativa é de que a vida útil de um aparelho seja entre dois e quatro anos. No entanto, nem sempre isso é possível, devido a certos descuidos e comportamentos rotineiros.
Ao longo deste texto, mostraremos algumas dicas e atitudes que você pode adotar para melhorar o desempenho do celular e garantir sua “saúde” por mais tempo. Acompanhe!
Mantenha o software atualizado
Um dos aspectos essenciais para garantir o bom funcionamento do celular é manter o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados.
As atualizações dos sistemas oferecem melhorias importantes em termos de desempenho e segurança, reduzindo as vulnerabilidades.
Desinstale aplicativos sem uso
Outro fator ao qual se deve prestar atenção é a presença de aplicativos desnecessários ou que você já não utiliza mais. Eles podem ocupar espaço de armazenamento e consumir recursos do celular.
Este processo de verificação também é válido para o cache do aparelho. É sempre bom fazer limpezas esporádicas e evitar o acúmulo de dados que podem sobrecarregar o dispositivo.
Evite apps de origem duvidosa
Ao escolher aplicativos para instalar no aparelho, é fundamental verificar a origem e garantir que eles estão sendo baixados diretamente das lojas oficiais do sistema operacional: Play Store, no Android, e App Store, no iPhone (iOS).
Essas lojas possuem rigorosos sistemas de segurança cibernética e certificam a veracidade dos softwares. Evite, portanto, versões modificadas ou apps de fontes desconhecidas, pois há risco de contaminar o aparelho com vírus e arquivos maliciosos.
Não utilize carregadores falsos
Ao carregar o aparelho, priorize o uso de carregadores originais e compatíveis com o celular. Eles são projetados para fornecer a voltagem correta ao dispositivo.
Além da incompatibilidade, carregadores falsificados podem danificar o aparelho com o envio de correntes elétricas inadequadas, superaquecimento da bateria e até mesmo risco de choque e explosão.
Evite exposição ao sol e à água
Outro cuidado necessário é evitar a exposição do aparelho ao sol, especialmente em dias quentes. As altas temperaturas podem causar danos à bateria e aos componentes internos do celular.
O mesmo vale para a umidade. Mesmo que o dispositivo seja resistente à água, isso não significa que ele possa ser submerso por longos períodos sem sofrer danos.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
ChatGPT é mina de ouro! Veja 5 profissões que podem lucrar com IA