Cotidiano
Celular Seguro recebe 30 mil alertas de bloqueio de aparelhos
Iniciativa do ministério da Justiça.
Desde dezembro do ano passado, o Programa Celular Seguro, instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, já registrou 30 mil alertas de bloqueios de celulares devido a perda, roubo ou furto. Os números foram divulgados pela pasta dia 12.
Até o momento, mais de 1,7 milhão de usuários cadastraram 1,3 milhão de aparelhos celulares no programa. Os dispositivos podem ser registrados tanto através do site (celularseguro.mj.gov.br) quanto por meio do aplicativo disponível na Play Store e na App Store.
Para solicitar o bloqueio do celular, o usuário deve acionar o “botão de emergência”. Após o envio do alerta, os bancos e instituições financeiras participantes do projeto realizam o bloqueio das contas associadas ao aparelho.
“A iniciativa garante um bloqueio rápido do dispositivo, no entanto, por motivos de segurança, não permite a reversão do processo. Se um usuário emitir um alerta de perda, furto ou roubo e posteriormente recuperar o telefone, ele deverá solicitar o desbloqueio entrando em contato com sua operadora, bancos e outras instituições. Cada empresa segue um procedimento diferente para a recuperação dos dispositivos e contas nos aplicativos, detalhados nos termos de uso do Celular Seguro”, explica o ministério.
Além disso, o usuário tem a opção de indicar uma pessoa de confiança autorizada a solicitar o bloqueio do aparelho. A própria vítima também pode efetuar o bloqueio acessando o site através de um computador.
O programa
O Celular Seguro é um programa instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil com o objetivo de auxiliar na proteção dos dispositivos móveis, principalmente em casos de perda, roubo ou furto. O programa permite que os usuários registrem seus celulares, tanto através do site oficial (celularseguro.mj.gov.br) quanto por meio de um aplicativo disponível na Play Store e na App Store.
Uma vez registrado no Celular Seguro, o usuário tem a possibilidade de acionar um “botão de emergência” em caso de perda, roubo ou furto do dispositivo. Ao fazer isso, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao programa são notificados e podem realizar o bloqueio das contas associadas ao aparelho, aumentando a segurança do usuário em relação a possíveis acessos indevidos.
Além disso, o programa permite que o usuário indique uma pessoa de confiança autorizada a solicitar o bloqueio do aparelho, caso necessário. Vale ressaltar que, por motivos de segurança, o Celular Seguro não permite a reversão do processo de bloqueio. Se o usuário emitir um alerta de perda, roubo ou furto e recuperar o telefone posteriormente, será necessário entrar em contato com sua operadora, bancos e outras instituições para solicitar o desbloqueio, seguindo os procedimentos estabelecidos nos termos de uso do programa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp