Conecte-se conosco

Política

Centro-Direita vence eleições em Portugal

AD ultrapassa PS e Chega avança.

Publicado

em

Ontem, os eleitores portugueses compareceram às urnas para eleger os membros do parlamento, que formarão o novo governo. Os resultados oficiais de todas as regiões de Portugal indicam que o Partido Socialista (PS) será transferido para a posição de oposição, enquanto a direita reunida na Aliança Democrática (AD) conquista uma maioria mínima no parlamento.

Luís Montenegro, líder da coligação, já está pensando na formação de seu governo. Ele afirmou: “Estamos prontos para iniciar a governação. Estamos prontos para respeitar a vontade do povo português”.

O PS detinha a maioria em 2022, com 120 deputados. Nas eleições deste domingo, o partido conseguiu eleger apenas 77 deputados. Pedro Nuno Santos, secretário-geral e candidato a primeiro-ministro, já reconheceu a derrota e afirmou que seu partido liderará a oposição, mas se recusará a viabilizar o governo da AD.

Portugal

O Chega é considerado o grande vencedor dessas eleições, passando de 7,8% para 18% dos votos e aumentando de 12 para 46 deputados. Seu líder, André Ventura, declarou-se disponível para integrar o governo com a AD.

Porém, Luís Montenegro rejeitou qualquer acordo com o Chega, mantendo a promessa feita durante a campanha eleitoral.

Sem o Chega, a vida será complicada para a AD, pois a direita sozinha não tem maioria parlamentar para aprovar o programa do governo. A Esquerda liderada pelo PS conta com o apoio da CDU, Bloco de Esquerda, Livre e PAN.

Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, afirmou que seu partido será parte de uma “solução que afaste a direita do Governo”.

Montenegro está ciente das dificuldades que enfrentará, mas apela à responsabilidade de seus adversários políticos, afirmando que todos devem servir aos interesses do país e dos portugueses.

Sistema de governo

Portugal é uma república parlamentarista. Isso significa que é uma república na qual o chefe de estado é eleito democraticamente, mas o governo é exercido pelo Parlamento, que é eleito pelo povo.

O presidente é o chefe de estado e desempenha principalmente funções cerimoniais, enquanto o primeiro-ministro é o chefe de governo e lidera o executivo.

O primeiro-ministro é geralmente o líder do partido político com a maioria no Parlamento ou o líder de uma coalizão parlamentar.

O Parlamento, conhecido como Assembleia da República, é unicameral e é composto por deputados eleitos por voto popular. O sistema político de Portugal é baseado em princípios democráticos e segue uma estrutura constitucional estabelecida pela Constituição da República Portuguesa.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS