Agronegócio
Cervejas regionais impulsionam agricultura familiar
Produção cresceu 250% em cinco estados brasileiros
As cervejas artesanais e com ingredientes da região têm se tornado cada vez mais comuns. E vêm sendo produzidas em pequena e larga escalas.
O produto também tem influenciado no crescimento da agricultura familiar. Em 2021, a Ambev efetuou a compra de ingredientes regionais de produtores do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí e Goiás. Somente este ano, cerca de nove mil pessoas foram beneficiadas com o investimento.
Através do Projeto Roots, criado pela Ambev em 2018, agricultores familiares são estimulados a produzir insumos locais para o desenvolvimento de novas cervejas. No último ano, a adesão de pequenos produtores à iniciativa foi de 138%.
Desde que o projeto teve início, 16 mil pessoas se beneficiaram do plantio e venda somente dos ingredientes regionais como a mandioca ou caju, que se tornaram insumos cervejeiros. A adesão contribuiu para a geração de renda e o desenvolvimento das agriculturas menores.
Desde que o Projeto Roots foi criado, há 3 anos, a Ambev criou cinco cervejas com ingredientes regionais: Esmera de Goiás, Berrió do Piauí, Magnífica do Maranhão, Legítima do Ceará e Nossa do Pernambuco.
Além da compra, a Ambev também oferece ao pequeno produtor assistência e conhecimento técnico. As cervejas produzidas são vendidas no mercado local. A intensão é movimentar a economia de cada região.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Criptomoedas2 dias atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Tecnologia20 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Como gastar menos em comida e ainda comer melhor todos os dias