Conecte-se conosco

Agronegócio

Cervejas regionais impulsionam agricultura familiar

Produção cresceu 250% em cinco estados brasileiros

Publicado

em

As cervejas artesanais e com ingredientes da região têm se tornado cada vez mais comuns. E vêm sendo produzidas em pequena e larga escalas.

O produto também tem influenciado no crescimento da agricultura familiar. Em 2021, a Ambev efetuou a compra de ingredientes regionais de produtores do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí e Goiás. Somente este ano, cerca de nove mil pessoas foram beneficiadas com o investimento.

Através do Projeto Roots, criado pela Ambev em 2018, agricultores familiares são estimulados a produzir insumos locais para o desenvolvimento de novas cervejas. No último ano, a adesão de pequenos produtores à iniciativa foi de 138%.

Desde que o projeto teve início, 16 mil pessoas se beneficiaram do plantio e venda somente dos ingredientes regionais como a mandioca ou caju, que se tornaram insumos cervejeiros. A adesão contribuiu para a geração de renda e o desenvolvimento das agriculturas menores.

Desde que o Projeto Roots foi criado, há 3 anos, a Ambev criou cinco cervejas com ingredientes regionais: Esmera de Goiás, Berrió do Piauí, Magnífica do Maranhão, Legítima do Ceará e Nossa do Pernambuco.

Além da compra, a Ambev também oferece ao pequeno produtor assistência e conhecimento técnico. As cervejas produzidas são vendidas no mercado local. A intensão é movimentar a economia de cada região.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS