Conecte-se conosco

Empresas

ChatGPT: NYT processa Microsoft e OpenAI por violação de direitos autorais

Inteligência Artificial.

Publicado

em

Nesta quarta-feira (27), o New York Times entrou com uma ação contra a Microsoft e a OpenAI, criadora do popular chatbot de IA ChatGPT, alegando violação de direitos autorais e abuso da propriedade intelectual do jornal para treinar grandes modelos de linguagem. A informação é da CNBC.

A Microsoft investe e fornece à OpenAI acesso à tecnologia de computação em nuvem Azure. O jornal busca responsabilizar as empresas por “bilhões de dólares em danos estatutários e reais” devido à “cópia e uso ilegais das obras de valor único do Times”.

O Times reconhece o potencial da IA para o público e o jornalismo, mas destaca que o material jornalístico deve ser usado para ganho comercial com permissão da fonte original. A lei de direitos autorais protege o jornalismo e conteúdo, e o Times alega que a Microsoft e a OpenAI não obtiveram permissão para uso comercial.

A Microsoft não respondeu ao pedido de comentário. O Times é representado pela Susman Godfrey, a mesma empresa que representou a Dominion Voting Systems em seu processo contra a Fox News.

ChatGPT

O jornal acusa as empresas de criar um modelo de negócios baseado em “violação em massa de direitos autorais”. Os sistemas de IA foram usados para criar reproduções da propriedade intelectual do Times, explorando e retendo grandes porções da expressão autoral contida nessas obras.

O processo destaca preocupações de editores sobre o impacto negativo dos chatbots de IA no tráfego e nas receitas de notícias. O Times apresenta exemplos de como o GPT-4 produziu versões alteradas de seu conteúdo e alega que esses modelos competem diretamente com seu conteúdo, limitando oportunidades comerciais e privando o jornal de receitas.

A ação destaca ainda que os modelos GPT da Microsoft e OpenAI “podem gerar resultados que recitam o conteúdo do Times textualmente, o resumem de perto e imitam seu estilo expressivo”, atribuindo erroneamente informações falsas ao Times e privando o jornal de receitas de assinatura, licenciamento, publicidade e afiliados.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS