Tecnologia
Chegam ao fim as mídias físicas de jogos produzidas pela Microsoft no Brasil
Diante da preferências pelo digital, Microsoft anuncia o fim da produção no Brasil de mídias físicas para jogos de videogame. Confira!
Por questões comerciais, a Microsoft não produzirá mais mídias físicas de jogos no Brasil. A informação divulgada pelo portal Voxel e já chegou até os lojistas e fornecedores. Os primeiros grandes lançamentos que não receberão versão em Blu-Ray para Xbox são Resident Evil 4 Remake e Hogwarts Legacy, e o primeiro só terá cópia física para outro aparelho, o PlayStation.
O encerramento seria motivado pela baixa procura relatada pelos donos de lojas, que apontaram prejuízos. Apesar disso, a produção de hardware para consoles continuará no país.
O futuro das dublagens e localização de jogos em português também pode estar ameaçado, mas não há confirmação oficial da Microsoft sobre essa informação, para o desespero de muitos profissionais e amantes dos games.
A compra de mídias físicas foi substituída em grande escala pela compra digital através de downloads, principalmente após a popularização de serviços como o Xbox Game Pass. De acordo com uma pesquisa realizada pela Newzoo, a venda de discos foi de 5,8% em 2022, contra 94,2% de jogos digitais.
Além da facilidade de acessar os games pelos meios digitais, o que também causou o desuso de mídias físicas foi o preço dos produtos. A impressão dos encartes, prensagem dos discos e a logística de distribuição acabam encarecendo os produtos. Confira o posicionamento da Xbox, divisão de jogos da Microsoft, através de uma nota enviada ao site Voxel:
“Em Xbox, sempre buscamos maneiras diferentes de continuar trazendo aos fãs o melhor conteúdo para jogar no dispositivo que eles desejam. A comunidade agora pode aproveitar nossos jogos por meio de códigos digitais ou em seu primeiro dia, através do Game Pass. Estamos ansiosos por incríveis 12 meses que temos pela frente.”
A Microsoft também se posicionou à Época: “Os códigos digitais para jogos são uma forma moderna, fácil e rápida para os clientes comprarem os jogos que quiserem jogar, onde e quando quiserem”, e que “oferecem benefícios de minimização de resíduos que estão alinhados com o compromisso de desperdício zero da Microsoft”.

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