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Economia

Chilena NotCo levanta US$ 85 mi em investimento para expansão no Brasil

Movimento ilustra o crescente interesse de investidores por negócios que usam a tecnologia para substituir proteína de origem animal.

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A chilena NotCo, startup que produz comida vegana, informou nesta quarta-feira que captou um investimento de 85 milhões de dólares, com foco principalmente em financiar sua expansão no Brasil.

A NotCo usa algoritmos preditivos que combinam vegetais, frutas e legumes para criar sabor e textura parecidos com os de carne, ovos e laticínios. A empresa foi fundada por empreendedores chilenos nos Estados Unidos e transferida para o Chile há quatro anos.

O movimento ilustra o crescente interesse de investidores por negócios que apostam no uso da tecnologia para substituir proteína de origem animal. A NotCo pertence aos fundos Future Positive, de Christopher Stone, cofundador do Twitter, e L-Catterton, investidora em marcas de bens de consumo.

A startup inventou um leite feito à base de abacaxi, chicória e repolho, que recebe outros 26 ingredientes na composição para ter a mesma composição nutricional do leite de vaca. A maionese feita com acerola e grão de bico é outra de suas invenções.

“A diferença em relação aos produtos no mercado com essa pegada é que o que fazemos dá para as pessoas a sensação de que elas realmente estão consumindo produtos como leite e carne”, garantiu Luiz Silva, responsável pela NotCo no Brasil.

A NotCo também criou uma dark kitchen na capital de São Paulo para distribuir de refeições via aplicativos, a WhyNot. Além disso, a companhia também atua com a venda massificada de seus produtor em supermercados como os do grupo GPA e do Carrefour Brasil.

Silva disse que a companhia planeja ampliar as categorias de produtos, incluindo sorvete. “O Brasil será o nosso principal mercado até o fim de 2021”, acrescentou.

O investimento também marca a entrada na companhia da Bezos Expedition, de Jeff Bezos, criador da Amazon.com, e dos fundos General Catalyst, IndieBio, Maya Capital, The Craftory, Humboldt Capital e Kaszek Ventures.

Esse é mais um exemplo da tentativa de exploração do emergente mercado de comidas vegetais que imitam as de origem animal por parte de companhias de todos os portes. Com os os problemas causados na cadeia de fornecimento de produtos como carnes durante a pandemia do coronavírus, o movimento vem crescendo.

Em agosto, a Nestlé anunciou o lançamento de um atum vegetal. Segundo a Nielsen, as vendas de substitutos de carne aumentaram mais de 200% em maio na comparação com o ano anterior.

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