Tecnologia
China limita acesso ao ChatGPT e ações de tecnologia despencam
Entenda porque o ChatGPT sofreu limitações na China e como isso impactou nas ações. Veja também o que é esta inteligência artificial.
Nesta quinta-feira, dia 23, houve uma queda significativa no valor das principais ações de tecnologia da China. O movimento ocorreu após relatos que indicam que o governo do país solicitou que empresas pioneiras em inteligência artificial limitem o acesso ao conhecido chatbot ChatGPT.
De acordo com o jornal econômico chinês Nikkei Asia, que citou fontes ligadas ao assunto, a Tencent Holding e o Alibaba receberam uma recomendação de reguladores para limitar, de forma direta ou através de outros, o acesso aos serviços do programa da OpenAI em suas plataformas.
Essa medida penalizou ações que haviam subido, impulsionadas por investidores chineses interessados no mercado de inteligência artificial.
Os papeis da Beijing Haitian Ruisheng Science Technology, que lida com dados de inteligência artificial, recuaram 8,4% em Xangai depois de mais do que triplicarem seu valor neste ano. Já a Hanwang Technology, que desenvolve softwares para reconhecimento, desvalorizou o limite diário de 10%.
A empresa Baidu anunciou o lançamento de seu próprio chatbot com inteligência artificial para março ainda deste ano. O Alibaba também falou sobre a criação de um concorrente, mas ainda não há data para chegar ao mercado. As empresas chinesas têm corrido atrás de gerar uma sucessão doméstica para o ChatGPT que seja mais aceitável para o país.
ChatGPT
ChtGPT, também conhecido como ChatGPT, é um chatbot criado pela OpenAI, uma empresa de tecnologia com sede nos Estados Unidos. A plataforma usa um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial que foi treinado em uma grande quantidade de dados de texto para gerar respostas a perguntas e mensagens dos usuários.
O sistema pode ser integrado a diferentes plataformas e aplicativos de mensagens para fornecer assistência virtual em uma variedade de tarefas, como responder a perguntas de atendimento ao cliente, fornecer informações e oferecer sugestões personalizadas.
O ChatGPT é considerado um dos chatbots mais avançados do mercado e atualmente tem sido usado em várias aplicações comerciais e educacionais.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes