Conecte-se conosco

Economia

China pode vender carteira de Treasuries devido à tensões com EUA, segundo Global Times

País é o segundo maior detentor não norte-americano de Treasures. Relações sino-americanas vem se desgastando em várias questões, entre elas o coronavírus, comércio e tecnologia.

Publicado

em

A China indicou que pode reduzir gradualmente sua carteira de Treasuries em decorrência ao agravamento das tensões entre Pequim e Washington, afirmaram especialistas segundo o jornal estatal chinês Global Times.

As relações sino-americanas vem se desgastando em várias questões, entre elas o coronavírus, comércio e tecnologia. Desta forma, os mercados financeiros globais estão cada vez mais preocupados quanto à decisão da China sobre a venda da dívida do governo dos Estados Unidos, utilizada como arma para conter a pressão crescente de seu rival.

“A China diminuirá gradualmente sua carteira em Treasuries para cerca de 800 bilhões de dólares sob circunstâncias normais”, afirmou o professor da Universidade de Finanças e Economia de Xangai, Xi Junyang, nesta quinta-feira, 03, sem dar um prazo detalhado.

“Mas é claro que a China pode vender todos os seus títulos norte-americanos em um caso extremo, como um conflito militar”, ressaltou.

A China é o segundo maior detentor não norte-americano de Treasuries. Em junho, o país possuía 1,074 trilhão de dólares em dívida dos EUA, ante 1,083 trilhão no mês anterior, segundo dados oficiais mais recentes.

Neste ano, a China tem diminuído constantemente suas participações em Treasuries, embora alguns observadores do mercado suspeitem que a China pode não ter necessariamente vendido títulos, mas sim utilizado outros depositários para comprá-los.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS