Economia
Chocado: o metal mais caro do mundo não é o ouro
Apesar de surpreender muita gente, o ouro não é o metal mais caro existente e perde esse posto para um nome pouco conhecido. Saiba qual.
Quando pensamos em metais preciosos, automaticamente surgem nomes como ouro, prata e bronze em nossas mentes, afinal, as grandes mídias os popularizaram como sendo itens de extremo valor. Porém, engana-se quem acha que alguma dessas alternativas citadas possui o valor mais caro do mundo.
Esse título pertence a um item desconhecido por grande parte da população. Você consegue adivinhar de quem estamos falando? É claro que é do ródio, que atualmente é muito utilizado na fabricação de catalisadores automotivos.
Para termos uma ideia, a grama do ouro está cotada a 67 dólares nas cifras de hoje. Em contrapartida, o seu concorrente custa em torno de 144 dólares, e sua ocorrência é muito mais rara na crosta terrestre, segundo a Royal Society of Chemistry.
Por que o ródio possui um preço tão elevado?
Não é apenas o fator da raridade que encarece o ródio, seus valores acabam sendo mais onerosos devido ao fato dele contar com maior resistência contra a oxigenação e a corrosão que naturalmente afetam praticamente todas as ligas metálicas existentes no planeta.
É justamente isso que faz com que ele seja um excelente catalisador, e, portanto, alvo de cobiça por indústrias do mundo todo. Já quanto à sua morfologia, esse mineral pertence ao mesmo grupo da platina e a sua fusão acontece em 1964 graus Celsius, podendo suportar temperaturas de até 600 °C.
Além disso, ele também demonstra resistência para a maioria dos ácidos existentes e seu uso é recomendado para veículos, aviões, contatos elétricos, termopares e fios de alta resistência. Porém, também existem aqueles que o aplicam em joias, mas tal prática é escassa.
Conforme os últimos levantamentos oficiais, anualmente são mineiradas 16 toneladas do produto anualmente e as estimativas são de que haja somente 3 mil toneladas ainda para descobrir. Países como Rússia e África do Sul lideram a produção mundial, e o ródio é obtido como um subproduto de outros minérios, não havendo minas só para ele.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política12 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo6 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem