Conecte-se conosco

Agronegócio

Chuvas favorecem produção de trigo no RS

Previsão da Emater é que a produção do cereal alcance 3,59 milhões de toneladas

Publicado

em

As chuvas foram registradas durante toda semana no segundo maior produtor de trigo do país, o Rio Grande do Sul. E de acordo com a Emater, as precipitações favoreceram o desenvolvimento do cereal. Segundo empresa de assistência técnica, vinculada à Secretaria de Agricultura Estadual, as chuvas também contribuíram para o preparo do solo que, em breve, receberá soja.

Ainda conforme a Emater, 49% das lavouras de trigo estão em fase de enchimento de grãos, 37% em floração, 9% em maturação e 5% ainda em germinação. Para 2021, a projeção é que a produção de trigo atinja 3,59 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 70% no volume se comparado ao último ciclo registrado. Em junho, esse volume ficou em 2,89 milhões e a justificativa na baixa se deve aos problemas climáticos registrados.

Os produtores gaúchos também têm intensificado as atividades de preparo do solo para plantio de soja. De acordo com o zoneamento agrícola de risco climático (Zarc), o período favorável de semeadura vale a partir de 21 de setembro, em regiões como Ijuí e Santa Rosa. Conforme informou a Emater, os “produtores retiram os insumos para o plantio já comprados e demonstram preocupação com a alta substancial dos custos de produção, especialmente adubos, óleo diesel, sementes e agrotóxicos, cuja alta se aproxima de 60% em relação aos custos da safra passada”.

Também em Ijuí, houve avanço na semeadura do milho. “A germinação é excelente, e o desenvolvimento inicial é rápido. Lavouras apresentam ideal estande de plantas. Produtores dão prosseguimento aos manejos da cultura, realizando a primeira aplicação de adubação nitrogenada”, acrescenta a empresa.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS