Conecte-se conosco

Bancos

CNDL: PIX já o segundo preferido nas compras à vista

Sistema instantâneo de pagamentos desbanca cartões de débito e de crédito

Publicado

em

Crédito: Tecmundo

Coqueluche da população, que ganhou impulso definitivo na pandemia, o PIX (sigla de sistema instantâneo de pagamentos) já ostenta a vice-liderança entre os meios de pagamento preferenciais dos brasileiros, sobretudo em compras à vista.

Vice-liderança – É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O dinheiro vivo continua reinando absoluto, mas seu trono poderá ser perdido a qualquer momento, pois o meio tradicional responde por 71% das conpras à vista, ao passo que o PIX vem logo atrás, com 70% das preferências, à frente do cartão de débito (66%) e do cartão de crédito (57%). A pesquisa da confederação abrangeu 800 internautas residentes nas capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, entre os dias 30 de junho e 7 de julho.

Trunfos insuperáveis – Rapidez e praticidade são os principais trunfos para a preferência meteórica do PIX, segundo levantamento do CNDL, no qual 34% dos consultados admitiram que a opção está relacionada com o distanciamento social, seja no uso das máquinas ou com pessoas, no momento em que o pagamento é efetuado.

Posição secundária – No entanto, no ranking de pagamento em lojas físicas, o PIX perde posição para o cartão de débito (32%), seguido do cartão de crédito (30%) e pelo dinheiro (25%). Para compras online, o cartão de crédito ainda lidera, com 52% das preferências.

No topo – Aplicativo Já no caso de transferências entre amigos e parentes, o PIX reaparece no topo das escolhas, com a adesão de 88% dos entrevistados. O sistema instantâneo também marca presença no pagamento de serviços (40% do total), compras pela internet (26%); compras de alimentos (18%); restaurantes (17%) e consultas médicas (12%).

Restrição de horário – Alvo crescente de crimes em série, o PIX sofreu restrições de horário para operação por seu autor, o Banco Central (BC), que suspendeu o período de 20h às 6h para transferências.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS