Automobilística
CNH categoria B: Saiba quais veículos você pode dirigir de acordo com o CTB
A categoria B de habilitação é conhecida por permitir a condução de carros, mas ela não se limita a apenas esses veículos, segundo o CTB.
Quando o cidadão entra com o processo para ter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inicialmente, ele deve escolher se quer a categoria, A, B ou ambas.
É de conhecimento geral que a categoria A é dedicada a motos, e a B, a carros, no entanto, nenhuma dessas duas categorias se limita a essa descrição generalizada.
Existem particularidades de cada veículo que se encaixam nas especificações das categorias, como, por exemplo, a categoria A pode dirigir um triciclo, visto que, em suas especificações, a categoria permite a condução de veículos com duas ou três rodas.
Caso você dirija um veículo o qual não está habilitado para tal, essa é considerada uma infração gravíssima, que tem como penalidade sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47, o valor de duas vezes. E, ainda, o veículo ficará retido até que um motorista habilitado a dirigi-lo venha retirá-lo.
Quais veículos se pode conduzir com a habilitação da categoria B?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, os motoristas que têm a categoria B em sua CNH podem dirigir veículos de quatro rodas que comportem até oito passageiros, excluindo o motorista. E também existe a limitação de peso: o veículo não deve ultrapassar os 3.500 quilogramas.
Logo, além de carros, os motoristas também podem vir a conduzir pequenos furgões, caminhões, quadriciclos e Kombi. Para além desses, também é possível dirigir carros que contenham reboque, semirreboque e unidades articuladas.
No entanto, é necessário ressaltar que, para o transporte de passageiros, como, por exemplo, transporte escolar, é necessário ter a categoria D, mesmo que o veículo se enquadre nos requisitos para ser conduzido pela categoria B.
Aqueles que têm a habilitação na categoria D precisam de uma formação diferenciada, pois trabalharão com o transporte de passageiros e irão exercer atividade remunerada enquanto conduzem. Para além disso, esses também serão habilitados a conduzir ônibus e micro-ônibus.
Para conduzir mais veículos, é necessário adicionar outra categoria. Para ter a categoria D ou E, é necessário, antes, ter a habilitação na categoria B.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%