Conecte-se conosco

Automobilística

CNH E: é para você? Entenda os requisitos e regras

Se você é um motorista profissional ou tem interesse em se tornar um, precisa saber mais sobre a categoria E e o que isso significa na prática.

Publicado

em

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria E é a habilitação que autoriza o motorista a conduzir veículos com duas ou mais unidades tracionadas, ou seja, que possuem um reboque ou semirreboque acoplado. Esses veículos são chamados de combinações de veículos e podem ser bastante compridos e pesados, como é de se imaginar.

Alguns exemplos mais comuns de se encontrar de combinações de veículos que podem ser dirigidos com a CNH na categoria E são:

  • caminhão-trator com semirreboque;
  • caminhão com reboque;
  • máquinas agrícolas;
  • carretas;
  • bondes;
  • trens.

Além disso, a CNH na categoria E é uma espécie de super habilitação, já que também permite conduzir todos os veículos da categoria B, C e D, desde que a unidade acoplada, semirreboque, reboque, trailer ou articulada conte com peso bruto total de 6 mil kg, ou mais, ou com lotação acima de 8 lugares.

Quais são os requisitos para obter a CNH na categoria E?

Para conquistar a CNH na categoria E, o motorista precisa cumprir alguns requisitos, conforme estabelecem as normas do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). São eles:

  • ser maior de 21 anos;
  • não ter cometido infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses;
  • possuir um ano de experiência na categoria C ou D;
  • passar nos exames médico e psicológico.

Com esses requisitos, o motorista deve buscar uma autoescola para realizar as aulas teóricas e práticas, para que depois seja possível fazer as provas prática e teórica do Detran do estado, que avaliam o conhecimento e a habilidade para manobrar e conduzir uma combinação de veículos da categoria.

Normalmente, essa última modalidade de habilitação é mais procurada por quem deseja e precisa da permissão para conduzir os veículos em sua profissão. Mesmo assim, não é necessário que a atividade remunerada esteja relacionada à CNH para ir em busca da habilitação categoria E.

Caso realize todo o procedimento e seja aprovado nas provas, o motorista recebe a super CNH e pode exercer atividade profissional ou simplesmente conduzir veículos da categoria com segurança e responsabilidade, da maneira que determina a legislação.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS