Conecte-se conosco

Automobilística

Desastre na pintura do carro? Descubra se o cocô de passarinho é um perigo real

Os dejetos dos pássaros podem atingir pessoas e automóveis, mas, além de ser desagradável, isso pode danificar a pintura da lataria?

Publicado

em

Quando estacionamos um carro ao ar livre, deixamos ele exposto a todos os elementos da natureza, desde chuva, sol, ventanias e até mesmo animais.

E a situação piora quando a intenção do motorista é deixar o carro na sombra, colocando-o debaixo de uma árvore. Quando retorna ao veículo, é quase impossível não reparar que os passarinhos fizeram seu carro de banheiro.

Mas a preocupação não é sobre ter que limpar a sujeira, e sim sobre saber se esse dejeto deixado pelos pássaros pode trazer danos à pintura do veículo.

O excremento deixado pelos pássaros não é exatamente cocô, e sim uma mistura de cocô com urina. Esse composto é liberado pela cloaca do animal, que é o único órgão intestinal e reprodutivo dos pássaros.

Por esse motivo, esse dejeto é bastante ácido e, em contato com certas superfícies, pode, sim, vir a causar danos à pintura do automóvel. No entanto, isso dependerá das condições do ambiente, do clima e do tempo que o excremento fica em contato com a pintura do veículo.

Dependendo de algum desses aspectos, o cocô de pássaros pode chegar a queimar a pintura do seu carro. Esse excremento é tão ácido que, ao ficar muito tempo em contato com a pintura, pode corroer a tinta.

Quando o dia está quente e ensolarado, o dano pode ser ainda maior, visto que o calor torna a tinta do veículo mais frágil. Em poucos minutos, uma marca permanente pode ser deixada no seu veículo por esse composto.

Como evitar danos permanentes na pintura?

O indicado é, sempre que possível, estacionar o seu veículo em locais cobertos ou fechados, como, por exemplo, garagens. Caso seu carro necessite ficar em um estacionamento aberto, opte pelo uso de capas.

Ainda assim, se o pior acontecer e você encontrar cocô de pássaro em seu veículo, o mais indicado é limpar o excremento rapidamente, para que ele não possa agir por mais tempo.

Atente-se a fazer a limpeza correta, para não piorar ainda mais a situação. É simples: utilize água e um pano. Evite utilizar esponjas, pois essas podem piorar ainda mais o dano à pintura. Caso o excremento esteja no para-brisa, não utilize os limpadores, e sim água e pano para remover a sujeira.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS