Bancos
Colab das finanças: BTG Pactual e Banco Pan assinam acordo bilionário
Relação entre as duas instituições está cada vez mais próxima. Acordo prevê compra e venda de carteiras de crédito por um período de 24 meses.
O Banco Pan (BPAN4) e seu acionista controlador, BTG Pactual (BPAC11), divulgaram um comunicado, no qual anunciam a assinatura de um acordo bilionário e, com isso, a entrada de mais uma alternativa em sua rede de contrapartes.
Conforme o texto, os dois assinantes do acordo celebraram o primeiro aditivo ao contrato de cessão de direitos creditórios. Isso quer dizer que, por 24 meses, eles poderão realizar compras e vendas de carteiras de crédito.
O detalhe que chama a atenção está no valor do acordo. A exposição total do BTG Pactual, por exemplo, será de até R$ 20 bilhões e a taxa será definida de acordo com as condições vigentes no mercado.
Essa é uma estratégia antiga do Banco Pan, que há mais de 10 anos trabalha para diversificar sua rede. Já o BTG visualiza nessa oportunidade como uma chance de aumentar o portfólio de crédito, garantindo uma taxa de retorno adequada para o perfil de risco.
BTG tem 73% do Banco Pan
Desde o ano passado, o BTG Pactual vem consolidando sua presença no Banco Pan. Hoje, ele já detém 222.416.597 de ações preferenciais, o que equivale a 40,62% do total de ações dessa categoria.
Além disso, a instituição também possui uma parcela grande de ações ordinárias. A soma dos dois tipos resulta em um domínio expressivo de 73,02%.
Vale destacar que essa configuração não atrapalha a governança ou estrutura administrativa do Banco Pan. É bom lembrar, também, da chegada recente do GIC, que é um fundo de Singapura e que adquiriu 27.255.923 de ações preferenciais – o equivalente a 4,98% do total.
Instituição depositária
Uma outra novidade na relação entre Banco Pan e BTG Pactual foi anunciada em junho deste ano. Desde então, o BTG Pactual Serviços Financeiros tem sido a instituição depositária das ações escriturais do banco. Antes, quem exercia essa função era a Itaú Corretora de Valores.
Apesar dessa alteração, os direitos dos acionistas permanecem os mesmos, conforme o destacado no comunicado oficial feito à época.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp