Agronegócio
Com redução de importação de soja dos EUA, Brasil pode estreitar negócios com a China
Safra de soja brasileira encurtou a janela de exportação dos EUA para a China
Os atrasos nos embarques, ocasionados pelo furacão Ida, podem fazer com que os Estados Unidos exportem menos soja para a China durante a safra 2021/22. A queda nas negociações pode chegar a 20%, o que representa quase 30 milhões de toneladas a menos, de acordo com especialistas.
Esta já é considerada a segunda maior safra de soja da história dos EUA e, geralmente, o país exporta cerca de 50% da produção anual. Mais da metade dessas vendas tende a ir para a China, que faz cerca de 70% de seus negócios com o produto americano. Mas este ano, as consequências do fenômeno climático, que prejudicou o carregamento da safra nos principais portos dos EUA por vários dias em setembro, resultaram em uma queda de 81% nos embarques para a China, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA.
Além disso, as margens de esmagamento e produção de suínos na China atingiram um ponto fraco durante a janela de pico da colheita nos EUA, o que fez com que as importações também caíssem.
Em contrapartida, a safra de soja do Brasil com maiores volumes esperados para o início de 2022 também encurtou a janela de exportação dos EUA para a China. Mesmo com o aumento dos carregamentos americanos, que atingiram mais de 10 milhões de toneladas em outubro, a perspectiva é de um início mais cedo do que o normal para a temporada de exportação para o próximo ano. Segundo Zou Honglin, analista da divisão de agricultura da Mysteel, uma consultoria de commodities com base na China, “o plantio do grão brasileiro está rápido este ano, o que significa que haverá um grande embarque de grãos para a China no primeiro trimestre de 2022”.
Outra ‘vantagem’ brasileira se deve aos custos de frete para a China, que são mais baixos se comparados aos dos EUA. Além disso, a soja brasileira oferece melhores margens de esmagamento, em virtude dos níveis de proteína mais elevados.
Os importadores de soja chineses quase concluíram as compras de dezembro e agora estão atendendo às necessidades de janeiro e fevereiro, no momento em que a temporada de exportação brasileira aumenta. Assim, os embarques brasileiros devem aumentar drasticamente durante janeiro-março para mais de 6 milhões de toneladas. Isso representaria um aumento de mais de quatro vezes em relação aos 1,35 milhão de toneladas durante o primeiro trimestre de 2021.

-
Tecnologia2 dias atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Finanças2 dias atrás
Você pode ter grana esquecida no FGTS e nem sabe! Veja como consultar
-
Bancos18 horas atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia1 dia atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Fundos Imobiliários - FII's2 dias atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Finanças2 dias atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades22 horas atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil