Economia
Com segunda onda da pandemia e nova recessão, Lagarde pede que ajuda da UE seja destravada
Fundo de recuperação da UE de 750 bilhões de euros, essencial para os países mais afetados durante a pandemia, foi bloqueado por Hungria e Polônia esta semana.
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, pediu durante uma audiência nesta quinta-feira que os líderes da União Europeia acabem com o impasse em relação ao orçamento e destravem a ajuda para uma região que enfrenta forte impacto da segunda onda da pandemia de coronavírus.
O fundo de recuperação da UE de 750 bilhões de euros, essencial para os países mais afetados durante a pandemia, foi bloqueado por Hungria e Polônia esta semana. Desta forma, existe o risco de que mesmo que um compromisso seja alcançado, os fundos serão atrasados, o que pode prejudicar a recuperação.
“O pacote Próxima Geração da UE precisa se tornar operacional sem atraso”, declarou Lagarde ao Comitê de Assuntos Monetários e Econômicos do Parlamento Europeu durante audiência.
“A economia da zona do euro deve ser severamente afetada pelas consequências do aumento rápido nas infecções e a retomada de medidas de contenção, apresentando claro risco de baixa para o cenário econômico de curto prazo”, acrescentou.
Com a zona do euro voltando a dar indícios de recessão neste trimestre, a presidente do BCE reforçou a promessa de afrouxar a política monetária na reunião prevista para o dia 10 de dezembro, com medidas concentradas em mais compras emergenciais de títulos do governo e empréstimos baratos a bancos.
Lagarde argumentou ainda que o trabalho do BCE será “preservar” os custos baixos de financiamento. De acordo com economistas, com esta iniciativa, entende-se que o BCE não está necessariamente buscando custos de empréstimo mais baixos, que já estão em mínimas recordes, mas sim garantir que essas condições persistam por mais tempo.

-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Google lança plano de IA por US$ 249 mensais