Conecte-se conosco

Agronegócio

Como cultivar amoras em vasos

Saiba quais os cuidados básicos para plantio da amoreira em vasos e como deixa-la sempre radiante

Publicado

em

Amora: fruta traz benefícios para o cérebro, coração e previne diabetes

As amoras são frutas muitíssimo saborosas, com coloração característica que varia entre o vermelho e o roxo escuro. Além disso, é versátil e rica em nutrientes, e há quem diga que o seu consumo faz bem para o coração e melhora consideravelmente o humor. Não bastasse os benefícios da fruta, a amoreira fica linda como ornamento, cultivada em vasos de barro ou cerâmica, principalmente quando abarrotada de amoras. Por isso, se a sua intenção é ter essa espécie em casa, fique atento aos cuidados básicos para cultivo que vão ser extremamente úteis para que sua amoreira cresça radiante.

  1. Preparação da muda

Para começar, corte uma estaca de amora com cerca de 30 centímetro e de espessura não muito grossa. Você pode deixar que a estaca descanse alguns dias em um copo com água para que surjam as raízes ou simplesmente colocar um pouco de enraizador na base.

  1. Escolha do vaso

Escolha um vaso de bom tamanho e com boa profundidade. A amoreira se adapta a vasos, contudo, isso vai limitar significativamente o seu crescimento. Dessa forma, quanto mais espaço, melhor. Feito isso, verifique se o recipiente apresenta furos e, em seguida, coloque uma camada de pedriscos. Esse passo é indispensável, vez que, os furinhos e as pedras vão facilitar a drenagem de água, contribuindo para que não haja apodrecimento das raízes.

  1. Substrato ideal e plantio

Preencha o vaso com substrato fértil: um composto de terra preta e adubo orgânico. A amoreira precisa de muitos nutrientes para que se desenvolva forte e dê muitos frutos, e um bom substrato faz toda a diferença. Quanto o vaso já estiver cheio, centralize à estaca enterrando cerca de 5 centímetros.

  1. Regas e colheita

Depois de plantar a muda, regue com frequência, de modo que o solo fique sempre úmido nos primeiros dias. Mas atenção! Não encharque a terra! Água demais pode ser prejudicial à planta, além de contribuir para a proliferação de fungos e bactérias. Depois que a muda estiver desenvolvida, diminua as regas. A partir de 18 meses após iniciar o cultivo, já pode ser feita a colheita dos frutos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS