Conecte-se conosco

Agronegócio

Como cultivar tamarindo a partir da semente?

Saiba quais as principais dicas para fazer a semeadura da tamarindo de forma simples e fácil.

Publicado

em

O tamarindeiro (Tamarindus indica) é uma frutífera bastante comum na América do Sul, África e Ásia, especialmente, em regiões semiáridas. A planta é pouco exigente em relação aos cuidados, mas seu cultivo se mostra relativamente fácil.

A fruta, azedinha e muito saborosa, é comumente utilizada na produção de extratos medicinais, além de sucos, licores, doces, sorvetes, pastas e muitos outros. Fique atento às principais dicas para cultivo da tamarindo.

Clima e solo

É importante, inicialmente, se atentar ao clima da região onde você mora. Isso porque o cultivo de tamarindo deve ser realizado, preferencialmente, em regiões com temperatura de 25°C (média anual).

Além disso, a árvore requer alta intensidade de luz e não tolera o frio. Para o plantio, o solo ideal deve ser fértil e profundo. Desse modo, nada de solos pedregosos nem com facilidade de encharcamentos.

Semeadura

Você pode fazer o plantio das sementes em balainhos ou sementeiras. Para isso, separe as sementes do fruto maduro e retire toda a polpa. Lave bem e deixe secar em local com sombra por dois dias.

Depois disso, preencha os balainhos com uma misture na terra preta, húmus e esterco bem curtido. Faça uma cova de 2 a 3 cm e lance as sementes. Cubra com uma fina camada de substrato e regue de modo que a terra fique úmida.

Nos primeiros dias, deixe em local bem iluminado à meia sombra. Regue com frequência. Depois que as mudas germinarem, vá colocando no sol pouco a pouco. Quando as plantinhas alcançarem 25 cm de altura, já podem ser transplantadas para seu solo definitivo.

Plantio

Cave uma cova no chão para o plantio definitivo e faça o transplante das mudas. Nesse passo, a planta deve ficar em local com incidência de luz direta.

A produção tem início somente a partir de 7 anos, a depender dos cuidados empregues no plantio. Por isso, sempre faça a adubação da árvore.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS