Finanças
Como funciona a pontuação no INSS para aposentadoria?
Você está confuso em relação a aposentadoria do INSS depois da reforma da previdência? Confere aqui, nós te explicamos!
Será que é possível fazer a soma da pontuação no INSS para a aposentadoria? De fato, se aposentar possui uma premissa fundamental, a ideia de garantir o bem-estar do trabalhador que contribuiu a vida inteira para o sistema previdenciário.
Veja também: Salário da aposentadoria irá aumentar em 2023?
No entanto, a calculadora do INSS, referente à aposentadoria, no final das contas, acaba atrapalhando o planejamento do trabalhador, tendendo a esconder dos segurados os direitos que eles possuem, conforme afirma o especialista Hilário Bocchi Junior.
Na realidade, existe uma grande problemática que acabou agravando-se depois que ocorreu a reforma da previdência. Muitas pessoas passaram a acreditar que, depois dessa reforma, não é mais possível conseguir aposentar-se com a aposentadoria especial, com um valor maior que a média que geralmente é paga.
Todavia, de acordo com Júnior, existe uma regra de transição prevista na Constituição Federal. Em vista disso, a aposentadoria especial, com a regra de transição de 86 pontos, baseia-se no fato de que com a reforma da previdência, acabou sendo incluída uma idade mínima para aposentar-se, no caso, 60 anos.
Então, para aqueles que querem uma aposentadoria especial com 25 anos de contribuição, essa é a nova regra. Ou seja, quem completou este tempo de serviço até 13 de novembro de 2019 continua a ter direito à aposentadoria sem idade mínima.
Dessa forma, a Constituição garante, para aqueles que não possuem uma idade mínima, nem o direito adquirido, essa regra de transição sem idade mínima ocorre desde que o trabalho tenha os 86 pontos.
Destarte, para você fazer a somatória dos pontos, essa ocorre somando a idade de trabalho do trabalhador e a idade física dele. Caso o trabalhador tenha 33 anos de serviço e 53 anos de idade, possui 86 pontos. Se 25 desses 33 configurarem-se como atividade de risco, automaticamente o trabalhador possui direito à aposentadoria especial.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp