Conecte-se conosco

Economia

Como funciona a portabilidade das chaves Pix para outro banco?

Novo sistema de pagamentos instantâneos do BC permite pagar e transferir dinheiro durante sete dias da semana e em qualquer hora.

Publicado

em

Desde 5 de outubro, as instituições financeiras liberaram o cadastro das chaves Pix, uma espécie de identificação nas transações. No entanto, após ter feito o procedimento, o usuário pode querer excluir ou fazer a portabilidade de acesso para outros bancos.  

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), permitirá pagar e transferir dinheiro em qualquer hora, durante os sete dias da semana (24×7), incluindo finais de semana e feriados. O serviço será realizado em questão de segundos.

A razão para a busca por portabilidade deve-se ao fato da chave Pix ser única. Com isso, ao cadastrar o número de celular como chave Pix em um banco, você não poderá usar o mesmo em outra instituição financeira para esse fim. Porém, é possível pedir a transferência da chave, confirmando os dados pessoais (número de telefone, endereço de e-mail ou documento oficial). Também, é possível fazer a reivindicação de chave, tendo a pessoa que a cadastrou confirmar o seu domínio no prazo de sete dias. 

Já a portabilidade da chave Pix é descomplicada, assim como o processo de criação dela. Para isso, basta acessar o aplicativo do banco em que a chave Pix está cadastrada, clicar na opção de portabilidade e confirmar. Pronto, a portabilidade foi feita, mas pode demorar até sete dias úteis para o BC lhe efetivar.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS