Economia
Como garantir que as ofertas da Black Friday são realmente vantajosas
É preciso tomar cuidado para não cair em golpes vindos de empresas desonestas
Com a Black Friday deste ano (2023) cada vez mais próxima, milhares de brasileiros estão com as listas de compras prontas e ansiosos para aproveitar descontos incríveis. Logo, os comerciantes também não ficam atrás, pois enxergam na data uma grande oportunidade de lucrar.
O CEO da companhia proprietária das marcas Buscapé e Zoom, Maurício Cascão, afirma que tal evento se tornou um movimento global e se tornou extremamente relevante, em especial para o comércio de itens eletrônicos. De acordo com a pesquisa da Méliuz, as pessoas podem gastar até 62% a mais do que em 2022.
O gestor ainda fala que muitas ofertas já se iniciam a partir da virada do mês e tal ação é denominada como “Black November“. Porém, o ápice dos descontos geralmente fica para a última sexta-feira, apesar de que bastante gente consegue aproveitar a ocasião sem precisar encarar grandes filas ou aglomerações tão comuns ao acontecimento.
“Nem sempre o consumidor precisa esperar, pode ser que apareça uma condição de preços melhor ao longo do mês”, afirma o executivo.
Como evitar perder dinheiro?
Infelizmente, algumas empresas aproveitam a Black Friday para adotar posturas antiéticas, como, por exemplo, subir os preços um pouco antes deste período, somente para baixá-los novamente durante o evento. Para que o consumidor não caia neste esquema, Cascão recomenda a utilização de recursos de monitoramento de valores, como o Zoom.
Seguidamente, o Buscapé também pode ser usado para a mesma finalidade. Através destas duas plataformas, o público pode verificar a variação das cifras pedidas por um item nos últimos 12 meses antes da compra. Logo, também é possível configurar alertas para quando um bem atingir um determinado percentual.
“O consumidor pode definir um determinado valor de preço, e ser avisado quando o produto alcançar esse patamar, e pode receber o alerta quando o desconto estiver próximo ao valor estabelecido”, explica.
Por fim, nestes últimos dias que antecedem a tão aguardada sexta-feira, alguns comércios estão colocando selos especiais chamados de “Oferta Black”. Eles indicam que a precificação de um produto não será mais abaixada do que a que está indicada ali.

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