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Economia

Como os governos podem agir para criar um bom ambiente de negócios?

“Criar um bom ambiente de negócios é crucial para o crescimento econômico, requerendo estabilidade política, segurança jurídica, infraestrutura, baixa burocracia e incentivos fiscais.

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O desenvolvimento econômico de um país é um objetivo almejado por governos, empresários e cidadãos. Para que essa evolução seja alcançada de forma sólida e duradoura, é imprescindível a criação de um bom ambiente de negócios. Dessa forma, criar condições favoráveis ao comércio pode ser um fator substancial para gerar crescimento econômico orgânico ao país.

Um bom ambiente de negócios é fundamental para atrair investimentos, sejam eles nacionais ou estrangeiros. Investidores buscam por locais onde as condições para empreender sejam favoráveis e promissoras. Aspectos como estabilidade política, segurança jurídica, infraestrutura adequada, baixa burocracia e incentivos fiscais são fatores que influenciam diretamente a decisão dos investidores.

Mas como um país deve agir para permitir que haja condições econômicas favoráveis? Nesse texto abordamos alguns conceitos de economia para explicar como um bom ambiente pode ajudar o crescimento do produto.

O que é um bom ambiente de negócios?

Todas as empresas, independente do ramo que atuam, necessitam de segurança jurídica e estabilidade política para exercerem corretamente a sua função. Em relação a segurança jurídica, alguns setores necessitam de um cuidado a mais. Empresas que não atuam com um ponto de comércio físico, como é o caso das casas de apostas esportivas, ou mesmo os melhores cassinos online, precisam de uma regulamentação mais incisiva e clara, algo que possibilite, de fato, a atividade dessas entidades.

Porém, isso logicamente não está restrito ao comércio virtual. As grandes varejistas e lojas emergentes de diversos setores necessitam, além da segurança e estabilidade garantidas pelas entidades estatais, também de uma infraestrutura adequada. Isso inclui, uma desburocratização de agências responsáveis pela regulação, de forma que segmentos que demandem uma quantidade de produtos ou serviços maior, tenham a entrada de novas empresas, possibilitando uma maior diversificação do comércio.

É possível concluir, portanto, que um bom ambiente de negócios é um conjunto de elementos e fatores que proporcionam um ambiente saudável, atrativo e estimulante para as empresas operarem. O país precisa, na figura das suas autoridades, fazer boas leituras econômicas para saber onde atuar e a forma correta de exercer a regulação. Evidentemente, que erros podem acontecer e vai ser necessário, na maioria das vezes, que o próprio mercado haja para se reequilibrar.
Como o Estado deve agir para criar condições favoráveis?

Não existe uma receita pronta para isso, vai depender, principalmente, de uma avaliação detalhada das condições econômicas vividas pelo país. Entretanto, existem alguns conceitos econômicos já amplamente discutidos que trouxeram bons resultados em lugares em que já foram implementados. Essas ideias podem melhorar as condições comerciais e trazer o tão almejado crescimento econômico. Algumas delas são:

Estabelecer uma legislação clara e simplificada

O Estado deve elaborar leis e regulamentos claros, que facilitem a compreensão e aplicação por parte dos empresários. Uma legislação complexa e burocrática dificulta a operação das empresas, podendo desencorajar investimentos e o crescimento do comércio.

Reduzir a carga tributária

A alta carga tributária é um dos principais entraves ao comércio. O Estado deve buscar formas de reduzir a carga de impostos sobre as empresas, seja por meio de incentivos fiscais, simplificação do sistema tributário ou diminuição das alíquotas.

Estimular a inovação e a tecnologia

O Estado pode fomentar a inovação e a adoção de tecnologias no comércio, por meio de programas de incentivo, apoio à pesquisa e desenvolvimento, e parcerias entre universidades, empresas e centros de pesquisa. Isso contribui para a melhoria da competitividade das empresas e para a inserção em mercados mais avançados.

Promover a educação e capacitação

Investir em educação e capacitação profissional é fundamental para o fortalecimento do comércio. O Estado deve incentivar a formação de mão de obra qualificada, por meio da criação de programas educacionais, cursos técnicos, treinamentos e parcerias com instituições de ensino.

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