Agronegócio
Como plantar e cultivar grama
Uma boa base é o diferencial de todo jardim. E a grama tem papel fundamental nesse processo. Além de harmonizar as flores e deixar o ambiente mais completo, um gramado verdinho e bem cuidado torna o espaço mais bonito!
É importante conhecer o espaço onde você deseja plantar e assim escolher qual melhor tipo de grama que se encaixa no local.
Veja também: Aprenda a plantar abacaxi na horta de casa com essas dicas infalíveis
Tipos de grama
- Grama Esmeralda: este tipo de grama é mais utilizada em campos esportivos e playgrounds por se adaptarem melhor em locais ensolarados. Possui folhas estreitas, pontiagudas e com coloração verde intensa;
- Grama Santo Agostinho ou grama inglesa: essa espécie possui folhas de comprimento médio a largo, lisas e sem pelos e de coloração verde-escura é bastante utilizada para jardins residenciais de praias, pois não necessita de sol pleno. Ela se adapta melhor em ambientes com temperaturas mais altas;
- Grama São Carlos ou curitibana: é a mais popular para jardins porque se adapta a ambientes de sol e sombra. Tem folhas largas, lisas e sem pelos, de coloração verde vibrante, pode ser cultivada em sol pleno e à sombra. É muito utilizada no paisagismo residencial.
Passo a passo
Para plantar a grama, primeiro você deve escolher entre plantar a partir de sementes ou em placas. O plantio por sementes é mais barato, mas também, mais demorado. O uso de placas é a forma mais rápida e eficiente.
Primeiro, é preciso saber a metragem do espaço que você irá plantar a grama para identificar a quantidade de grama que será utilizada.
Em seguida, é hora de escolher qual tipo de grama planta, com base nos fatores climáticos e finalidade (campo, paisagismo, fazenda).
Antes de plantá-la, prepare o solo, removendo substâncias que possam interferir no plantio, como mato, ervas daninhas, pedras e entulhos. Também é indicado fazer o nivelamento e a adubação correta antes do plantio.
Por fim, as placas de grama devem ser alinhadas lado a lado para que enraízem e cresçam de forma uniforme.
Faça a irrigação sempre. A grama precisa de água para poder crescer saudável. Quando o solo estiver com pouca umidade ou quando as folhas mudarem de coloração, hidrate a planta.
Também faça a poda sempre que a grama crescer mais que 5 cm de altura e adube a área quando ela já estiver estabilizada. A adubação pode ser feia com matéria orgânica.
Observe se há presença de insetos no gramado e mantenha o controle de pragas e ervas daninhas. E evite, ao máximo, pisar na grama para que ela cresça forte e uniforme.
Assim, a probabilidade de que a grama cresça verde e saudável, é bem maior!

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?