Conecte-se conosco

Agronegócio

Como plantar e cuidar de mini rosas – tipos, poda, floração

As mini rosas são verdadeiras rosas que foram criadas seletivamente para permanecerem pequenas em tamanho.

Publicado

em

As mini rosas são verdadeiras rosas que foram criadas seletivamente para permanecerem pequenas em tamanho. A maioria das rosas em miniatura tem flores menores do que os arbustos de rosa padrão, mas elas vêm na mesma variedade de tipos e cores que suas contrapartes maiores.

Apesar de seu tamanho pequeno, as rosas em miniatura são extremamente resistentes. Na verdade, por serem propagadas em suas próprias raízes (e não enxertadas no porta-enxerto), são mais resistentes ao inverno do que a maioria das rosas e tendem a florescer abundantemente repetidas.

As rosas em miniatura são cultivadas desde o século 17, mas a maioria se originou como mutações genéticas de rosas de jardim antigas ou rosas da China, que são nativas da Ásia. Elas mantêm muitas das mesmas características essenciais e também se dão melhor se plantadas na primavera.

Rosas em miniatura crescem rapidamente e se adaptam bem em cantos de jardim. Eles também são especialmente bons como espécimes de plantas  em recipientes, onde podem ser colocados mais perto do nível dos olhos e verdadeiramente vistos e apreciados.

Nome comum Mini rosa, rosa
Nome botânico Rosa spp.
Família Rosaceae
Tipo de Planta Arbusto de folha caduca
Tamanho Maduro 0,3-0,6 metros de altura, 0,3-0,6 metros de largura
Exposição ao sol Sol pleno
Tipo de solo Úmido, mas bem drenado
PH do solo Neutro para ácido
Bloom Time Final da primavera, verão
Cor da Flor Rosa, vermelho, amarelo, branco
Zonas de robustez 5-9
Área Nativa Nenhuma

Cuidados

Plante e trate suas roseiras em miniatura da mesma maneira que faria com rosas em tamanho natural. Para plantar, cave um buraco da mesma profundidade do vaso e cerca de trinta centímetros mais largo.

Remova com cuidado a rosa do vaso e afrouxe suavemente suas raízes. Se as raízes da planta estiverem bem amarradas, use uma faca afiada para marcar as laterais da raiz e tente soltá-las.

Adicione um pouco de matéria orgânica ao buraco se seu solo precisar e, em seguida, coloque a roseira no centro do buraco, com as raízes abertas. Encha com terra e limpe suavemente, regando bem antes de aplicar uma camada de cobertura morta . Como as raízes das rosas em miniatura também são menores do que as das rosas padrão, a cobertura morta ajudará a proteger as raízes do frio, além de auxiliar na retenção de umidade.

Luz

Como todas as rosas, as variedades em miniatura prosperam em pleno sol. Embora possam tolerar um pouco de sombra, muitas vezes sua folhagem e flores tornam-se esparsas em condições de sombra. Pelo menos seis a oito horas diárias de luz solar devem resultar na melhor resistência a doenças e no arbusto mais cheio e repleto de flores possível.

Como cultivar mini rosas

Como cultivar mini rosas – Foto/Reprodução: blog.jardineiroamador.com.br

Solo

As Rosas gostam de solo rico, bem drenado e argiloso. Não use solo do jardim  em seus vasos . Em vez disso, compre terra para vasos – o solo do jardim é muito pesado e pode compactar com as regas frequentes necessárias para as plantas de vasos, potencialmente sufocando as raízes. Solo para envasamento leve e rico em nutrientes drena bem, ajudando a planta a evitar o apodrecimento das raízes.

Água

A quantidade de água necessária para sua roseira dependerá do solo e do clima. Como regra geral, você deve fornecer às rosas pelo menos 160 ml de água por semana – isso pode significar regas diárias, em dias alternados ou mesmo apenas duas vezes por semana.

Certifique-se de regar profundamente para promover um bom desenvolvimento da raiz e direcionar sua mangueira na base da planta para evitar borrifar as flores delicadas diretamente. Devido às suas raízes menores, as rosas em miniatura podem exigir regas mais frequentes durante o calor extremo, em comparação com suas primas de tamanho normal.

Temperatura e Umidade

Rosas em miniatura podem resistir a uma gama moderada de temperaturas, mas se dão melhor em torno de 21 graus Celsius. Elas não suportam temperaturas frias abaixo de 0 graus, então se você mora em regiões muito frias, sua melhor aposta é levar os vasos para dentro de casa no inverno.

Embora as mini rosas saiam muito bem em recipientes e você as veja frequentemente como plantas de interior, muitos jardineiros ficam desapontados com seu desempenho dentro de casa. Como as rosas tradicionais, as mini rosas precisam de luz solar e umidade. Para cultivá-las dentro de casa com sucesso, são necessárias luz e umidade suplementares.

Fertilizante

As rosas podem ser fortes e, como as rosas em miniatura continuam a florescer durante toda a temporada, a fertilização regular é essencial. Use qualquer alimento para rosas comerciais ou fertilizante de uso geral, aplicado de acordo com as instruções do rótulo.

Para manter sua planta saudável, alimente-a quando o arbusto aparecer pela primeira vez e novamente após cada forte onda de flores. Pare de alimentar suas rosas cerca de seis a oito semanas antes da primeira onda de frio para desencorajar um novo crescimento que poderia ser morto durante o inverno.

Tipos de mini rosas

Como as rosas em tamanho natural, as rosas em miniatura vêm em centenas de variedades. Principalmente, eles se enquadram nas seguintes categorias:

  • Trepadeiras: Rosas em miniatura com hábito de crescimento vertical que podem ser treinadas para crescer contra suportes são conhecidas como trepadeiras. A única coisa “mini” sobre essas rosas é o tamanho de suas flores. Na verdade, a variedade ‘Jeanne Lajoie’ não parece minúscula – se cultivado corretamente, pode atingir alturas de mais de 2,10 metros. Da mesma forma, a variedade ‘Snowfall’ é um branco sempre florescente com colmos que se estendem a mais de 2 metros.
  • Reboques: rosas em miniatura com o hábito de crescer em cascata são conhecidas como reboques e podem ser maravilhosas em vasos e penduradas nas paredes. A variedade ‘Sequoia Gold’ tem flores amarelas com fragrância de flor dupla que se repetem durante toda a temporada, enquanto o variedade ‘Green Ice’ é uma planta resistente com flores incomuns que começam em damasco, abrem para flores duplas brancas e envelhecem para um verde claro e fresco.
  • Micro-mini: esta variedade é a menor das rosas em miniatura, crescendo apenas de 15 a 30 centímetros de altura, com pequenas flores proporcionais de até 0,3 cm de tamanho.

Poda de mini rosas

Tal como acontece com outras rosas, você vai querer podar mini rosas pouco antes de seu novo crescimento começar no final do inverno ou início da primavera. A poda completa não é necessária – simplesmente pode a madeira morta ou quebrada primeiro e, em seguida, apare cerca de um terço da planta para manter sua forma e estimular um novo crescimento.

Pragas e doenças comuns

Infelizmente, as rosas em miniatura estão sujeitas aos mesmos problemas das rosas maiores, incluindo a mancha preta, uma doença fúngica. O oídio também pode ser um problema. Para evitar ambas, melhore a circulação de ar em torno de suas rosas, plantando cada arbusto a alguns metros de distância e regando a planta a partir da base das raízes, em vez de na parte superior.

Sempre remova os resíduos infectados e descarte-os para evitar reinfecção e fique de olho nos primeiros sinais de danos causados ​​por insetos (besouros, tripés, ácaros ou forras). Trate qualquer sinal de infecção rapidamente com um inseticida.

Como fazer mini rosas florescerem

Como suas contrapartes de tamanho normal, as mini rosas começam seu período de floração no meio da primavera e continuam até o início do outono (embora algumas floresçam o ano todo com as condições adequadas).

Para florescer, as rosas devem ter pelo menos seis horas de sol por dia, bem como alimentação regular (uma mistura de solo rico em nutrientes orgânicos também é um bônus adicional).

Se você tem uma variedade em floração contínua, pode obter a repetição de flores eliminando todas as flores desbotadas. Isso evitará que a planta entre em dormência, o que pode ser sinalizado pela produção de sementes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS