Conecte-se conosco

Agronegócio

Como salvar orquídea com folhas murchas e amareladas

Conheça uma dica muito simples que vai te ajudar a salvar sua orquídea.

Publicado

em

As orquídeas são plantas maravilhosas, comumente utilizadas para a ornamentação de ambientes diversos. Sua infinidade de formas e cores propicia um ar especial na decoração, além de resultar em bem-estar e aconchego.

Leia mais: Plantas medicinais: conheça 4 plantinhas benéficas para sua saúde

O fato é que, às vezes, a falta de tempo faz com quem não empreguemos os cuidados necessários para que nossas plantinhas fiquem sempre saudáveis. Com as orquídeas não é diferente. Essas preciosas carecem de atenção especial para que se desenvolvam bem e deem flores maravilhosas.

Por isso, se você tem uma orquídea em casa cujas folhas estão amareladas, manchadas e murchas, não se desespere. Há solução! Se interessou? Então, acompanhe!

Cuidados

Primeiramente, retire com cuidado a sua orquídea do substrato em que se encontra. É importante conferir se as raízes ainda estão saudáveis.

Para isso, certifique-se que algumas estão verdes. Se estiverem secas demais, dificilmente a planta terá salvação. Todavia, caso haja algum brotinho ou ramificação saudável que seja, não desista!

Depois de retirar a orquídea, faça uma poda de limpeza. Retire todas as folhas amarelas e murchas, bem como, hastes e flores secas com uma tesoura de poda.

Em seguida, passe um pouco de canela em pó no local onde foram feitos os cortes. Isso vai ajudar na cicatrização da planta, além de prevenir contra a proliferação de fungos e bactérias.

Feito isso, coloque a planta em um novo substrato e faça a adubação. Terra vegetal, cascas de pinus, fibra de coco e adubo orgânico são ideais para que sua orquídea se desenvolva bem. Regue com moderação e deixe em local bem iluminado à meia sombra.

Em poucos dias, começam a surgir folhas novas e sua orquídea ficará saudável e bela, pronta para a floração.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS