Conecte-se conosco

Agronegócio

Como ter uma horta em casa sem precisar de muito gasto e ainda ajudar com o meio ambiente.

Publicado

em

Como ter uma horta em casa.

Ter uma hortinha em casa é algo que muitas pessoas tem ou sonha em ter, ter o cuidado com a terra e ainda dar atenção a pequenos seres vivos como plantas é algo que acalma muita gente. Vamos ver aqui hoje um passo a passo de como ter uma horta em casa e ela pode ser totalmente algo para você desfrutar de forma rentável.

Você poderá cultivar temperos, ervas e até mesmo frutos e alguns legumes e se optar poderá ser totalmente livre de agrotóxicos e assim começar a ser adepta de alimentos orgânicos que vão beneficiar a sua vida. E isso pode se tornar um hobbie incrível, evitando estresses e se livrando das chateações do cotidiano.

Ter uma horta em casa pode te trazer ótimos benefícios para sua vida, sendo eles: Proporcionar uma terapia mental, pois já existem algumas evidências científicas que possam provar isso. A reeducação alimentar é outro fator importante, já que começar a criar hábitos de cultivar alimentos saudáveis e assim consumi-los.

E ainda deixa o clima da sua casa harmonioso e charmoso, uma ótima sensação de frescor.

Espécies de plantas perfeitas para se cultivar em casa.

As espécies de planta vão depender muito do espaço de cultivo, então se tem um espaço pequeno, procure as que se adaptem a pequenos espaços.

  • Plantas para pequenos espaços: Agrião, Hortelã, Manjericão, Orégano, Cebolinha, Louro, Salsa, Alecrim, Coentro, Alface;

Já que você tem um espaço um pouco mais amplo, que tal optar por plantar alguns frutos? legumes e talvez algumas raízes?

  • Frutos, legumes e raízes para hortas com mais espaços: Tomate cereja, brócolis, Batata, Couve, Repolho, Beterraba, Pepino;

É muito importante escolher o local da horta de forma sábia. Sabendo-se que, o local deve ser arejado, ter água disponível e ter fácil acesso ao sol e a sombra, porém, algumas hortaliças têm necessidades diferentes, umas gostam mais de sol e outras não tem tanta necessidade.

Sendo assim, vamos te mostrar onde plantar as novas queridinhas da casa e não precisar gastar muito com vasos específicos e afins, isso pode ser substituído com recipientes que você pode ter em casa, como potes velhos que não irão ser mais úteis, garrafas pets e outros plásticos que podem ser reaproveitado.

Vale enfatizar que o tamanho dos recipientes deve condizer com a estrutura de cada espécie de plantas que você optou em cultivar. Assim não afetará a estrutura da mesma por falta de espaço para desenvolvê-las. Após escolher os recipientes, é importante fazer uns furos na parte de baixo no pote, para servir de escoamento da água.

Plantio: Veja como plantar suas hortaliças de forma correta.

Recomenda-se que misture a terra junto com um composto orgânico e logo em seguida, cubra o vaso até a borda. Com uma colher, faça pequeno buraco na terra, para a semente ou muda de planta, depois é só cobrir com um pouco de terra adubada. O cuidado da horta demanda um pouco de dedicação e paciência, mas o resultado pode ser muito realizador.

A água também é importante, mas não use com abundância para não ter risco de encharcá-las.

Então, agora que você já sabe como ter uma horta em casa, que tal começar a separar os matérias e por a mão na areia.

Veja também: Plantio do milho ‘safrinha’ avança no Paraná

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS