Política
Como transferir o Título de Eleitor pela internet? Confira o passo a passo
TSE permitiu a transferência de título para evitar aglomerações durante a pandemia. Fique atento aos prazos para não perder as Eleições 2022.
O ano que vem é ano eleitoral e a corrida para regularizar as pendências cadastrais já começou. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou uma facilidade para os cidadãos. Agora é possível transferir o título de eleitor através da internet, de modo 100% online. Assim, também é uma forma segura de efetuar o procedimento em meio a atual pandemia.
Leia mais: PIS/Pasep 2022 já tem calendário? Confira o que se sabe até agora
Transferência de título online
O eleitor que mudou de cidade, estado ou país precisa transferir o título para exercer a cidadania. Esse processo se dá por meio do voto no novo endereço. Tudo o que o cidadão precisa fazer é acessar o site do TSE e seguir o passo a passo.
A medida é uma alternativa prática, pois o atendimento presencial nos cartórios ainda está suspenso em muitas regiões. Sendo assim, esse e outros diversos serviços podem ser solicitados pela internet, por meio do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como fazer
Para obter a transferência, o primeiro passo é digitalizar um comprovante de residência. Também é necessário digitalizar um documento de identificação oficial com foto. Depois, é só acessar o site do TSE, clicar na aba “Eleitor e eleições”. Daí é só escolher a opção “Título eleitoral” e depois “Tire seu título”. Por fim, é preciso acessar o link “Iniciar seu atendimento remoto”.
A partir daí, o eleitor que mudou de cidade e pretende votar nas próximas eleições fica apto. Ele poderá escolher os novos representantes políticos no ano que vem (2022). Lembrando que o cadastro para transferência de domicílio, além de outras solicitações, tem prazo.
Ele deve ocorrer até 151 dias antes do pleito. Ou seja, quem não regularizar a situação até maio de 2022 poderá ficar impedido de votar.
Vale reforçar que antes de iniciar a solicitação para transferir o título de eleitor é preciso estar atento. O cidadão deve estar com a sua situação cadastral regularizada no TSE.
Todo e qualquer débito precisa ter sido pago, caso contrário o requerimento será cancelado.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp