Política
Como um programa do governo de Portugal está sendo usado contra Lula?
Conheça o programa “Mais Habitação”, que está causando certa confusão e disseminação de fake news no Brasil!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sofrendo forte oposição, ataques e até mesmo tem sido alvo de notícias falsas divulgadas em massa buscando deslegitimar o governo do petista. As ações começaram com denúncias em relação à sua candidatura, mas agora atravessaram o oceano.
Mesmo após Lula ter assumido a presidência da República, ele ainda é alvo de diversas críticas, algumas delas fundamentadas e saudáveis para o exercício da democracia, mas outras feitas através das redes sociais por meio do compartilhamento de informações inverídicas.
A última delas afirma que o petista vai obrigar proprietários de casas vazias a cederem seus imóveis a outras pessoas. Afinal, existe alguma verdade nessa história?
Proprietários de casas vazias terão que ceder os imóveis?
Logo de cara, cabe ressaltar que até o momento nenhum não existe plano do governo federal de retirar a propriedade de quem tem imóveis vazios. Esse programa realmente existe, mas é obra do governo de Portugal, não tendo qualquer relação ou impacto no Brasil.
O projeto chama-se “Mais Habitação”, e foi uma iniciativa do governo português para sanar a crise habitacional do país, dando finalidade para as casas que estejam desabitadas no momento. Atualmente no Brasil não existe nenhum projeto sequer análogo ao de Portugal.
O programa habitacional do governo federal é o Minha Casa, Minha Vida, que em nada se assemelha ao lusitano. O projeto brasileiro oferece subsídios e condições especiais à população para a compra de casas próprias.
Fake news
Assim, fica bem claro que se trata de uma notícia falsa que vem sendo disseminada nas redes sociais, buscando apenas atingir o atual chefe do Executivo brasileiro. Esse tipo de boato busca enganar, manipular ou influenciar a opinião pública, tendo origem em fontes não confiáveis e sendo compartilhado por pessoas mal-intencionadas ou apenas mal informadas.
Para combater às notícias falsas, é necessário desenvolver o senso crítico e a educação midiática, conferindo a credibilidade dos portais de notícias, a veracidade das informações e os detalhes antes de acreditar no que foi lido na internet.
Outro fator importante é sempre conferir esses critérios antes de repassar uma notícia, mesmo que seja em um pequeno grupo de WhatsApp, já que um contato pode repassar para outro, e assim a desinformação se espalha com muita rapidez.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida