Economia
Como usar ar-condicionado sem pesar na conta de energia
O aparelho é um dos grandes vilões do consumo energético, mas existem maneiras de contornar isso.
Com o calor extremo que vem fazendo em diversas partes do Brasil, não é incomum que inúmeras pessoas recorram a uma utilização mais frequente do ar-condicionado para refrescar o ambiente. No entanto, já foi provado que este aparelho é capaz de trazer grandes aumentos para a conta de luz ao final do mês.
Segundo especialistas, ele ultrapassa até mesmo o chuveiro elétrico no quesito de consumo, por permanecer mais tempo em atividade. De acordo com o engenheiro elétrico do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Edval Delbone, é preciso ter muita atenção e saber usar esse aparelho com responsabilidade para evitar gastos desnecessários.
“Um chuveiro possui potência elétrica até 8 vezes maior, porém, os banhos costumam durar, em média, apenas 10 minutos. Considerando um consumo médio mensal de uma família brasileira de 150 a 200 kWh/mês, somente o ar-condicionado vai ultrapassar o gasto da residência inteira”, pontua Delbone.
Veja dicas para economizar neste verão
Infelizmente, não há alternativas para contornar o calor intenso além de utilizar o ar-condicionado ou optar pelo ventilador, que consome menos energia, mas ainda pode impactar o orçamento do brasileiro. Segundo os especialistas, o segredo para evitar surpresas na conta de luz está na maneira como o aparelho é utilizado.
Por exemplo, não deixar o item exposto à luz solar direta e optar por aparelhos com a tecnologia “inverter” são algumas estratégias que contribuem para amenizar o consumo energético. Além disso, o proprietário deve evitar ligar e desligar o objeto frequentemente em curtos intervalos de uso.
Logo, manter portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado estiver em uso é essencial para que o ambiente fique mais fresco e sua atuação seja otimizada. Quanto à questão da temperatura ideal, procure ajustá-la para algo em torno de 23°C, cifra considerada mais favorável para o bem-estar do corpo humano.
Lembre-se de que, quanto menor for o percentual térmico selecionado no aparelho, mais ele terá que trabalhar para atingir essa temperatura e, consequentemente, maior será o consumo de energia elétrica. Por fim, evite colocar panos, toalhas ou quaisquer objetos na frente do aparelho, pois isso pode sobrecarregar o sistema e gerar falhas.
![](https://capitalist.com.br/wp-content/uploads/2020/06/capitalist-logo-top.png)
-
Investimentos2 dias atrás
Vida na Itália: o que ninguém te conta sobre comprar casas de 1 euro
-
Finanças17 horas atrás
Com as novas regras da Receita, emprestar seu cartão de crédito pode ser um problema
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Qual é a profissão mais perigosa dos EUA? Surpreenda-se com a resposta!
-
Loterias19 horas atrás
Já pensou?! Acaso no trânsito leva homem a ganhar prêmio milionário na loteria
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Empresas que acabaram com home office enfrentam grandes desafios
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos para organizar suas finanças e poupar R$ 500 todos mês
-
Criptomoedas2 dias atrás
Justiça exige que investidor revele senha de carteira de Bitcoin
-
Curiosidades2 dias atrás
Pesquisa revela quais são as cervejas mais amadas pelos brasileiros