Conecte-se conosco

Empresas

Companhia aérea TAP, de Portugal, será privatizada

Portugália entra no pacote.

Publicado

em

A Companhia aérea TAP, de Portugal, será privatizada, conforme aprovação por parte do Conselho de Ministros via decreto.

O governo pretende vender 51% do capital da empresa, reservando até 5% das ações para os funcionários da companhia aérea.

O próximo passo, é escolher a equipe de consultores estratégicos, financeiro e jurídico, que irão ajudar a aconselhar o governo federal na operação.

Em paralelo, o governo deverá promover consulta ao mercado e diálogo com potenciais investidores de referência no setor.

Ministro das Finanças, Fernando Medina escreveu em uma rede social que a seleção dos futuros investidores valorizará as garantias de sustentabilidade de longo prazo da TAP, de manutenção da sua importância estratégica – em particular do ‘hub’ nacional – e o valor de venda.

Portugália entra no pacote

De acordo com os informes divulgados pelo governo, a Portugália Airlines vai entrar no pacote de privatização.

A companhia opera voos domésticos e internacionais de curto e médio curso, e o plano para a TAP aprovado por Bruxelas em dezembro de 2021, no âmbito das ajudas de Estado de 3,2 mil milhões de euros, prevê especificamente “o apoio e reestruturação” quer da companhia de bandeira quer da Portugália.

Holding

Agências de notícias europeias destacam que a Portugália é detida pela TAP SGPS, a holding que no final de 2021 deixou de ser acionista da companhia aérea, depois do Estado ter feito um aumento de capital que diluiu por completo a sua participação.

A empresa reporta capitais próprios negativos de 125,55 milhões de euros, e as receitas têm se recuperado aos poucos neste pós-pandemia, aumentando 8,1% em 2022 para 98,9 milhões de euros. Com uma frota renovada de cerca de 20 aeronaves Embraer, a Portugália empregava 859 trabalhadores.

A Embraer

A Embraer (EMBR3) é uma das principais prestadoras de serviço para as empresas aéreas portuguesas, inclusive com operação no país, por meio da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A., que é uma empresa portuguesa parte do grupo Embraer.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS