Conecte-se conosco

Bancos

Compras e pagamentos de contas com Pix batem recorde em março

Sistema criado pelo BC do Brasil.

Publicado

em

O uso do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), para compras e pagamentos de contas encerrou o primeiro trimestre com recorde. Em março, as transações de pessoas físicas para empresas corresponderam a 27% do total, informou nesta quarta-feira (26) o BC.

De acordo com a Agência Brasil, com dados do BC, este foi o percentual mais alto da série histórica. Quando o Pix entrou em funcionamento, em novembro de 2020, apenas 5% das transações eram feitas de pessoas físicas para empresas.

Também traz que em março 683,75 milhões de transações no Pix foram de pessoas físicas para empresas, categoria que abrange compras físicas, compras pela internet e pagamento de contas. Esse tipo de transação movimentou R$ 423,27 bilhões no mês passado.

E acrescenta que a preferência no uso do Pix continua nas transações entre pessoas físicas, que responderam por 63% das transações em março. Em abril de 2021, o percentual estava em 76%.

Em março, a utilização total do Pix bateu recorde, superando pela primeira vez a marca de 3 bilhões de transações mensais. O valor movimentado também foi recorde, com R$ 1,28 trilhão transferidos no mês passado.

Real Digital do BC

Mais cedo, o BC informou que o Real Digital já tem data de inscrição para instituições financeiras que queiram participar da fase inicial.

De acordo com a autoridade monetária, o regulamento já está pronto e o movimento diz respeito ao projeto piloto, chamado pelo BC de Piloto RD.

Além das inscrições, o BC também divulgou as regras e procedimentos para os participantes do projeto-piloto Real Digital e criou um comitê específico para o direcionamento e governança dos testes e desenvolvimento das tecnologias.

A inscrição será feita através da assinatura do Termo de Participação e o envio de proposta de candidatura para participação projeto-piloto será feita exclusivamente pelo endereço de e-mail piloto.rd@bcb.gov.br entre os dias 2 e 12 de maio.

Real Digital do Banco Central

De acordo com o BC, o Comitê Executivo de Gestão (CEG) terá atribuições específicas para a governança e execução dos trabalhos do Piloto RD.

Também disse que, durante o programa piloto do Real Digital, será criado um fórum para troca de informações e adequada orientação das expectativas em relação ao desenvolvimento dessa plataforma e dos testes propostos.

E acrescentou que a quantidade de participantes no Piloto RD tem um limite de até 10 instituições, selecionadas conforme critérios e procedimentos previstos no regulamento. Servidores de outros órgãos e entidades reguladoras do Sistema Financeiro Nacional (SFN) poderão participar do Piloto RD como observadores apenas.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS