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Comunique-se sem medo no trabalho

Quem nunca precisou falar algo com o chefe e simplesmente travou? No entanto, isso não precisa ser assim para sempre. Conheça uma estratégia simples e eficaz e perca completamente o receio.

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Muitas pessoas sentem medo de falar com o chefe, seja para pedir um aumento, uma folga ou até mesmo para dar um feedback. Esse medo, como fica claro, é capaz de prejudicar muito o desempenho profissional, os relacionamentos e, consequentemente, a qualidade de vida no trabalho.

Mas como superar essa barreira e se comunicar de forma assertiva e respeitosa com o seu superior? Afinal, vocês dois são seres humanos e merecedores de respeito em qualquer cenário. Inclusive, perder esse medo pode levar a uma melhora na relação com seus superiores profissionais e até mesmo no desempenho do dia a dia.

Medo de falar com superiores: Por que temos essa sensação?

Você já deve ter passado por alguma situação de nervoso antes de puxar assunto com alguém em um cargo superior ou, principalmente, com o seu chefe, mesmo que só por algumas vezes. Em alguns casos, esse frio na barriga e medo das consequências pode te impedir de falar sobre assuntos sérios e importantes.

Imagine, você trabalha mais que todos, se esforça todos os dias há um bom tempo e reconhece que está na hora de ter uma conversa sobre um aumento no salário. Mas, com medo de falar sobre qualquer coisa com o chefe, você simplesmente paralisa e continua apenas trabalhando.

Saiba que isso é muito mais comum do que parece inicialmente, e muitas pessoas sofrem com isso. Isso, inclusive, fala muito sobre nós, sobre nossa infância e nossa visão de respeito, poder e afins. No entanto, tem um jeito de resolver, e é muito simples.

Como perder o medo?

Se você tem medo de água, como resolve? Nadando. Sim, essa é a mesma premissa que o coach de oratória Yasir Khan compartilhou no TikTok. No entanto, não basta sair falando, já que existe um plano de ação que, quando seguido, torna tudo mais fácil. Vamos lá?

  • Comece devagar: fale sobre assuntos aleatórios e cotidianos, como sobre o fim de semana do chefe ou alguma foto, ou item decorativo que ele tem na sala;
  • Comemore sua coragem: mesmo que tenha sido difícil e talvez desconfortável, comemore todas as pequenas interações que se permita fazer;
  • Fale sobre temas mais sérios: conforme as conversas ficam mais naturais, introduza assuntos mais sérios e profissionais. Talvez tenha chegado a hora daquele papo sobre um aumento?
  • Mantenha a autoestima elevada: mesmo em assuntos nos quais vocês discordem, mantenha sua autoestima e respeito. Afinal, você está ali por algum motivo e sua opinião tem valor para a empresa, bem como deve ter para o empregador.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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