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Agronegócio

Concentração de três passa a dois. JBS também ganha com Marfrig fora da carne crua

Produtor não terá opção de escapar da pressão sobre o boi com a concentração que virá na nova conformidade da pecuária de corte

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Minerva Foods BEEF3

Querer enxergar dificuldades para o JBS (JBSS3) com a compra bilionária que o Minerva (BEEF3) fez do Marfrig (MRFG3), como alguns se apressaram a comentar logo depois do anúncio da transação de R$ 7,5 bilhões, é a análise mais fora da realidade possível.

A grande jogada dos Vilela de Queiroz, os compradores, e de Marcos Molina, o vendedor, vai é ajudar o grupo dos irmãos Batista.

Com a concentração aumentada na compra de boi, com o Minerva levando 11 plantas brasileiras do Marfrig (de 16 no total) – se o Cade não impor restrições -, o JBS tende a ganhar também com animal mais pressionado.

Quem quiser fugir do frigorífico sediado em Barretos, que do terceiro lugar deve saltar para o segundo em volume de abate, não terá como escapar do maior grupo brasileiro, enquanto o Marfrig ficará com apenas quatro indústrias e praticamente fora da carne in natura.

O JBS não vai pagar mais, nas regiões onde haverá sobreposição de unidades, inclusive porque o retrato de mercado abaixo dele não muda, mesmo com só um concorrente ao invés de dois.

O que Marfrig compra e abate vai passar para o Minerva quando a transação estiver concluída.

Não tem pedaço do negócio do JBS sob ameaça, nem na originação de matéria-prima, nem na comercialização interna e externa.

A escala que o Minerva terá ajudará a neutralizar o cenário inconstante do mercado de carne crua, mas não invadirá a raia do principal player.

O Minerva divulgou que somará 44% à sua capacidade, para 42,2 mil cabeças de gado por dia, com o número de plantas indo de 29 a 45. Desconta-se alguma coisa das unidades de bovinos adquiridas na Argentina e Uruguai. Há também uma de ovinos, do Chile.

Com mais de 40 anos de jornalismo, sempre em economia e mercados, já passou pelas principais redações do País, além de colaborações para mídias internacionais. Contato por e-mail: infomercadosbr@gmail.com

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