Tecnologia
Conecte-se se for capaz: como proteger o Wi-Fi da sua casa de invasões?
A segurança do Wi-Fi é fundamental, principalmente nos dias de hoje, em que hackers e usuários mal-intencionados podem roubar suas informações pessoais e dados com relativa facilidade, caso assim desejem.
Então, se você quer ficar livre desse tipo de problemas ou apenas ter a rede só para você, confira as dicas abaixo.
Como proteger o Wi-Fi da sua casa
Criptografe a rede
Um dos melhores — se não o melhor — protocolos de segurança para rede sem fio é o Wi-Fi Protected Access 2 (WPA2), que garante uma excelente proteção. Para usá-lo, é fundamental escolher uma boa senha e o protocolo irá criptografar os dados que passam pela sua rede, gerando códigos aleatórios que dificultam a compreensão.
Use um firewall
Um firewall é um hardware ou software que ajuda a proteger sua rede contra ameaças de fora. Ele monitora o tráfego tanto de saída quanto de entrada, bloqueando qualquer atividade suspeita. Garanta que seu roteador tenha um firewall integrado e que ele esteja ativo.
Mantenha o firmware do roteador atualizado
O firmware é um software que controla o funcionamento do roteador. É fundamental mantê-lo sempre atualizado para corrigir vulnerabilidades de segurança e aprimorar o desempenho do aparelho. Confira com regularidade se existem atualizações disponíveis para o firmware do seu roteador e instale-as sempre que estiverem disponíveis.
Não deixe o nome da rede aparente
Ao configurar sua rede sem fio, é possível escolher entre deixar o nome visível (SSID) ou não. Optando por ocultar o SSID, os dispositivos terão que saber o nome exato da rede para se conectar a ela, o que pode ajudar a impedir que pessoas não autorizadas ou mal-intencionadas acessem o seu Wi-Fi.
Nunca use senhas fáceis
Por fim, mas provavelmente o mais óbvio e importante, nunca use senhas fáceis ou com informações pessoais, como datas de nascimento, nomes de animais de estimação, filhos ou pais. Certifique-se de criar uma senha forte e difícil de adivinhar para proteger sua rede e, se for preciso, anote-a em um lugar para não esquecer.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia20 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira9 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção