Conecte-se conosco

Agronegócio

Conectividade: produção cacaueira vai receber investimento em tecnologia

Pontos de conexão estão sendo fornecidos pelo Mapa e vão ajudar na maior produtividade do setor

Publicado

em

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vai contemplar onze estações experimentais com pontos de conexão via satélite no Hub Cacau das Comunidades Conectadas. Os pontos de conexão de internet estão localizados nos Estados do Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

A medida integra as ações de conectividade no campo, anunciadas em maio pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério das Comunicações. E, segundo o diretor da Ceplac, Waldeck de Araújo Júnior, a novidade pode auxiliar no setor. “A conexão é essencial para as atividades de pesquisa, de capacitação dos técnicos e produtores e mesmo para a segurança das estações e do pessoal que trabalha porque na maioria dessas estações nem pega sinal de celular”, afirma.

Alguns pontos já estão em funcionamento. E por meio deles, já se faz possível a troca de informações sobre pesquisas e desenvolvimento de áreas e plantas para auxiliar o trabalho de produtores, técnicos e instituições. O objetivo da ação é gerar maior produtividade e renda no campo, através da conectividade em áreas rurais. Por meio da ferramenta chamada Ater 5.0 é possível que os agricultores recebam orientações técnicas sobre o plantio e manejo da cultura.

O projeto-piloto da antena 5G, promovido pelo Mapa, também pode ajudar a conectar comunidades do agro à internet. A tecnologia já foi instalada e testada no Mato Grosso, São Paulo e Paraná.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS