Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Confiança industrial é retomada, ao atingir 50,4 pontos em junho

Reação do indicador atesta melhor expectativa do empresário em relação à economia

Publicado

em

Superando uma sequência de três quedas consecutivas, o Índice de Confiança Industrial (ICEI) cresceu 1,2 ponto, chegando a 50,4 pontos neste mês – acima da barreira dos 50 pontos, que separa confiança da falta desta – divulgou, nesta quarta-feira (14), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), após consulta a 1.382 empresas, no período de 1º a 7 de junho.

Na avaliação do gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, a despeito da visão negativa, ainda predominante entre os empresários em relação à economia brasileira, a percepção é de que está em curso uma melhora de expectativas por parte do segmento.

“Ainda que não seja perguntada explicitamente a razão para essa avaliação ruim e das expectativas positivas nessa pesquisa, sabemos que a atividade industrial tem sido muito prejudicada pelos juros altos. Ainda assim, esse é apenas um dos elementos que afeta a confiança do empresário, entre outros, estão o alto patamar de inadimplência e de endividamento das famílias”, explica Azevedo.

A pesquisa atesta avanço de todos os componentes do ICEI em junho, pelo comparativo mensal, a contar pelo Índice de Condições Atuais, que subiu 1,1 ponto, para 44,2 pontos – o que corresponde à pioria nas condições dos negócios nos últimos seis meses – embora este permaneça abaixo da margem dos 50 pontos, já citada.

Melhor performance exibiu o Índice de Expectativas (IE), que aumentou 1,3 ponto, indo a 53,5 pontos, indicando otimismo restrito da indústria para o segundo semestre do ano (2S23). No que se refere ao índice de expectativa de empresa, este subiu 1,1 ponto para 56,8 pontos e o índice de expectativa sobre o desempenho da economia brasileira  apresentou alta de 1,9 ponto, a 47 pontos, marca inferior ao da linha divisória mencionada.

A recuperação da confiança industrial começou a se prenunciar em maio passado, quando o ICEI passou a 49,2 pontos, acima, portanto, dos 48,8 pontos expostos em abril. Tal movimento, porém, ainda não representava mudança em relação ao estado de falta de confiança do empresário na oportunidade.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS