Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Confiança no apoio chinês ao setor imobiliário leva minério à máxima em quatro meses

Estoques reduzidos da commodity nos portos e usinas também contribuíram para alta do insumo siderúrgico

Publicado

em

A realimentação da confiança do mercado em torno de incentivos ‘sinalizados’ pelo governo de Pequim ao setor imobiliário chinês, além da informação de que as usinas e portos do país apresentam baixos estoques, ‘conduziram’ o minério à sua máxima em quase quatro meses. Em virtude de tais fatores, os contratos futuros da commodity nas bolsas de Dalian e Cingapura estenderam, na sessão desta sexta-feira (14), os ganhos já auferidos na quarta-feira (12).

Enquanto em Dalian, o insumo siderúrgico mais negociado para setembro fechou em alta de 2,54% a US$ 119,02 ou 849 iuanes a tonelada (maior patamar desde 17 de março), o negociado para agosto na bolsa de Cingapura valorizou 3,58% para US$ 113,85 a tonelada, a maior cotação desde 11 de abril.

Em que pese os dados comerciais decepcionantes da pátria mandarim, os investidores preferiram enfatizar o aceno das autoridades chinesas, que prometeram ‘ajuda econômica’ ao combalido e deficitário setor imobiliário local, conforme destacaram, em nota, analistas do National Australia Bank.

Outro dado relevante diz respeito à queda de 1,3% dos estoques de minério de ferro (para 85,22 milhões de toneladas métricas, hoje), por parte das 247 siderúrgicas pesquisadas pela consultoria Mysteel, o que representa a quarta queda semanal seguida. No mesmo viés, os estoques de 45 portos pesquisados pela empresa recuaram 1,1%, igualmente na quarta queda semanal consecutiva, para 124,95 milhões toneladas métricas.

Ao mesmo tempo, a Administração Geral das Alfândegas da China divulgou que o país – maior consumidor mundial da commodity – importou em junho o equivalente a 95,52 milhões de toneladas de minério de ferro, superando as 88,97 milhões de toneladas importadas em igual mês do ano passado, o que corresponde à uma expansão de 7,4% no comparativo anual, em decorrência da maior produção local de aço.

Uma das explicações para o crescimento expressivo da produção do derivado do minério de ferro está em que as siderúrgicas chinesas mantiveram em alta sua taxa operacional no mês passado, para uma variedade maior de produtos de aço, a fim de gerar mais fluxo de caixa, mesmo com a desaceleração sazonal da demanda downstream de aço, apontaram analistas.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS