Tecnologia
Confira 5 coisas que nunca deveriam ser postadas na internet
Preocupar-se com o que se divulga nas redes sociais é uma forma de preservar a própria segurança. A divulgação em excesso pode gerar riscos
Com o celular e as redes sociais cada vez mais presentes na vida das pessoas, é possível ver por aí todos os tipos de postagens na internet, com os mais diversos conteúdos.
Especialistas alertam, no entanto, sobre os cuidados que são necessários para evitar a exposição em excesso, já que a publicação de alguns dados pode colocar a própria vida em perigo.
Mesmo que você acredite que tudo está sendo mostrado apenas para seus amigos, é importante prestar atenção ao que está sendo compartilhado nas redes.
O vício e uso demasiado da internet são capazes de “cegar” as pessoas para detalhes que não deveriam estar sendo divulgados. Confira alguns exemplos:
1. Documentos pessoais
Por mais que a intenção, às vezes, seja só mostrar a conquista de uma carteira de motorista, por exemplo, ou que você conseguiu um novo emprego, é necessário tomar muito cuidado com informações pessoais expostas na internet.
A recomendação é que, ao publicar algum conteúdo desse tipo, os dados importantes e que revelam muito da sua pessoalidade devem ser riscados.
2. Cartão de embarque e planilhas de viagem
Outro tópico recorrente e que gera conteúdo com frequência nas redes sociais diz respeito às viagens. As pessoas costumam postar cartões de embarque em aeroportos para indicar que estão indo viajar, mas isso não é aconselhável.
O cartão possui informações pessoais que, em caso de divulgação, podem gerar consequências. Assim como no caso dos documentos pessoais, o recomendável é que dados de cartão de embarque ou planilhas de viagem devem ser riscados para evitar transtornos.
3. Ingressos de shows e eventos
Você pode até pensar que não existem informações pessoais em ingressos de eventos privados, mas a realidade mostra o contrário.
Os códigos de barra ou QR Code que costumam individualizar os bilhetes podem ser clonados, facilmente, se divulgados para muitas pessoas na internet. Além de isso possibilitar que um terceiro utilize seu ingresso, ele pode ficar inválido.
4. Localização nas postagens
A localização em postagens também pode parecer uma informação pequena ou irrelevante, do ponto de vista da exposição pessoal. É preciso atentar-se, no entanto, para o que isso pode acarretar para a segurança individual.
Muitas perseguições e assaltos podem ser planejados por criminosos ou pessoas indesejadas, quando elas sabem exatamente onde você está, a partir de uma publicação nas redes sociais. Por isso, é necessário pensar bem antes de conceder essa informação.
5. Foto de uniforme escolar
Outro aspecto que requer cuidado diz respeito às crianças. Informar onde os filhos estudam, por exemplo, pode gerar riscos à integridade deles.
O que ocorre bastante na internet, nesse caso, são fotos que mostram o uniforme escolar dos pequenos, com imediata identificação da unidade de ensino que eles frequentam.
Tenha cuidado ao fazer isso e guarde esse tipo de informação para pessoas confiáveis, somente. Muitos dos sequestros ocorrem, hoje em dia, baseados em informações colhidas nas redes sociais.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia24 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp