Mercado de Trabalho
Confira as 5 habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho
De acordo com dados do novo Guia Salarial 2023, da Robert Half, existem habilidades que são mais requisitadas no mercado. Saiba quais são!
Devido ao fato de o mercado de trabalho estar cada vez mais desafiador e competitivo, é necessário que tanto a empresa quanto os funcionários estejam preparados para lidar com qualquer situação de forma eficaz e estratégica.
Devido à pandemia de Covid-19, diversas mudanças ocorreram nesse sentido. Sendo assim, a flexibilidade e os modelos de trabalho alternativos, como remoto ou híbrido, por exemplo, são cada vez mais viáveis e cobiçados pelos profissionais, o que ocasiona mudanças nas empresas.
Mesmo com os novos desafios, os empresários estão cada vez mais positivos em relação ao próximo ano. De acordo com informações do novo Guia Salarial 2023, da Robert Half, que destaca também quais são as habilidades mais requisitadas dentro desse cenário, os executivos planejam acelerar contratações.
Diante disso, é muito importante ficar atento às suas ações no ambiente de trabalho, pois o mercado corporativo exige cada vez mais dos profissionais características que transcendem as habilidades técnicas, as chamadas soft skills.
Nesse sentido, Robert Half estabeleceu as cinco soft skills mais valorizadas pelo mercado. Confira quais são elas a seguir.
Habilidades mais valorizadas pelo mercado:
- Flexibilidade: adaptação às mudanças de cenário, regras e demandas, exercendo funções requisitadas de forma comprometida e proativa com o perfil da organização;
- Comunicação: saber ouvir e se comunicar de forma clara e objetiva, auxiliando na absorção, organização e compartilhamento de informações;
- Adaptabilidade/Resiliência: habilidade de superar e se reinventar diante de qualquer adversidade, mantendo atividades em funcionamento mesmo em momentos de crise;
- Senso de dono: ter uma postura ativa para apresentar soluções que possam viabilizar ou facilitar o exercício da atividade e expandir os negócios;
- Visão estratégica: característica de estudar, de forma curiosa e detalhada, os dados e as informações disponíveis, analisando o cenário antes de qualquer tomada de decisão.
Flexibilidade por parte das empresas
Nos últimos anos, as empresas também precisaram mostrar flexibilidade. De acordo com o levantamento realizado por Robert, os profissionais estão mais convictos e exigentes em suas prioridades e, com isso, a flexibilidade está no topo dela.
Nesse cenário, também é levado em consideração o modelo de trabalho ao avaliar uma vaga (43%), mais até do que o salário (32%) e os benefícios (17%) oferecidos.
Boa parte dos candidatos opta por deixar de participar de processos caso a empresa não ofereça flexibilidade, afirma o diretor-geral da Robert Half, que acrescenta:
“Não é à toa que o primeiro questionamento feito nas entrevistas atualmente é em relação ao modelo de trabalh […] Por mais desafiador que o processo de implementação do modelo híbrido possa ser, é importante encará-lo como um reflexo dos novos tempos. Caminhar no sentido inverso sem uma justificativa plausível é se prender a uma realidade que não dá indícios de retorno”, relata o diretor.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira14 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia9 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?