Tecnologia
Conglomerado japonês de tecnologia anuncia entrada em IA
Trata-se da Rakuten.
O conglomerado japonês de tecnologia Rakuten está planejando lançar seu próprio modelo proprietário de linguagem de inteligência artificial. A informação é da CNBC.
De acordo com o grupo de mídia, a fintech de comércio eletrônico busca se unir a outras empresas de tecnologia no desenvolvimento dessa tecnologia em rápido crescimento.
A empresa está, atualmente, trabalhando em seu próprio modelo de linguagem grande (LLM). Esses são algoritmos massivos treinados em conjuntos de dados extensos que impulsionam aplicativos de inteligência artificial, como o ChatGPT da OpenAI.
Devido à diversidade de seus negócios, desde bancos até comércio eletrônico e telecomunicações, a Rakuten possui uma quantidade significativa de dados “muito únicos” para treinar seu LLM.
A Rakuten planeja usar o modelo de IA internamente para aprimorar a eficiência operacional e o marketing em até 20%. Além disso, a empresa tem planos de oferecer o modelo para outras empresas desenvolverem, seguindo o exemplo de grandes empresas como Amazon e Microsoft.
Conglomerado japonês
A intenção da Rakuten em ensinar facilmente essas empresas, fornecendo a plataforma para que possam utilizá-la completamente em seus negócios.
Um porta-voz da Rakuten esclareceu mais tarde que não há um cronograma definido para o lançamento, mas há a possibilidade de um anúncio relacionado ao modelo de linguagem grande nos próximos meses.
Até o momento, gigantes de tecnologia dos EUA e China têm liderado no lançamento de seus próprios modelos de linguagem de grande porte. As empresas japonesas, embora tenham ficado um pouco atrás, estão se esforçando para alcançar suas contrapartes rapidamente.
Neste mês, o grupo de telecomunicações NTT anunciou que seu LLM proprietário estará disponível em março, e em novembro, o braço de telecomunicações do SoftBank anunciou que sua plataforma de computação de IA generativa está operacional.
As empresas japonesas têm a oportunidade de desenvolver LLMs específicos para o idioma japonês, potencialmente proporcionando uma vantagem sobre concorrentes dos EUA e da China.
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