Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a apaixonante suculenta-fantasma 

Saiba como cultivar essa planta de forma muito simples e fácil.

Publicado

em

A suculenta-fantasma é uma espécie de planta da família Crassulaceae, nativa do México, que recebe esse nome por causa de sua cor acinzentada. A depender da quantidade de sol diário que incide sobre a planta, contudo, ela pode variar de coloração, indo para tons mais esverdeados ou roseados.

Sua forma e beleza excêntricas caíram no gosto dos apaixonados por plantas, e hoje, a suculenta-fantasma é amplamente cultivada em casas, jardins, canteiros e varandas de apartamentos, sem muitas dificuldades. As mudas da planta também são encontradas facilmente em qualquer viveiro, floricultura e até em supermercados. Fica magnifica quando inserida em vasos pendentes, de modo que os novos brotos caiam como cascata.

Inclusive, fazer mudas dessa planta mostra-se muito simples, visto que pode ser feita a propagação principalmente por meio das folhas. Para isso, acompanhe as principais dicas para cultivo da suculenta-fantasma que vão lhe render plantinhas saudáveis e bonitas. Acompanhe! 

Cultivo

Para fazer mudas de suculenta-fantasma, você vai precisar de uma planta adulta saudável. Desse modo, destaque as folhas com cuidado para não quebrarem. É muito importante mantê-las intactas na hora da retirada, visto que, folhas quebradas ou retiradas de forma irregular dificilmente vão gerar novas suculentas

Feito isso, pegue um prato plástico e faça pequenos furinho no fundo. Coloque areia e por cima, deposite as folhas de forma espaçada. Atenção! Não cubra as folhas com areia, apenas coloque-as por cima, deitadas, sem enterrar! Borrife água e deixe em local bem iluminado, de preferência, à meia sombra. Em poucos dias, já é possível ver os brotos saindo das folhas. Faça a rega diariamente e espere até que criem raízes e fiquem mais firmes e gordinhas.

Plantio em vasos

Nesse passo, escolha um vaso com orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedriscos ou argila expandida no fundo. Cubra com manta de bidim e, em seguida, coloque substrato apropriado. Um composto de terra vegetal, areia e adubo orgânico é ideal. Quando o vaso estiver cheio até a borda, faça pequenas covas e coloque as mudas novas. Afofe cuidadosamente a terra para tapar as raízes e depois regue com moderação. 

O vaso deve ficar em local com incidência de sol direto pelo menos durante a manhã, já que a pouca quantidade de luz pode fazer a planta estiolar. Como estavam acostumadas a meia sombra, contudo, é importante ir colocando no sol de forma gradativa, para que as folhinhas não queimem. 

Em poucos meses você terá uma suculenta-fantasma muito bonita e vistosa para ornamentar sua casa. Lembre-se, contudo, de conferir a ela toda dedicação e cuidados essenciais. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS