Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a famosa begônia maculata

Veja dicas de cuidados e cultivo da begônia maculata.

Publicado

em

Nativa do estado do Rio de Janeiro, a begônia maculata wightii, uma parente da begônia maculata “original” encontrada na natureza, é uma plantinha criada a partir de outra com características específicas, além disso, pode acontecer naturalmente ou de forma induzida em laboratórios. 

Hoje vamos mostrar um pouquinho mais sobre essa planta super estilosa e algumas dicas de cuidado que você deve ter!

Veja também: Aprenda mais sobre a pilea, uma família de lindas plantas

Como cultivar Begônia maculata:

Regas

As begônias gostam de ser regadas com frequência, cerca de duas a três vezes por semana. Porém, é interessante observar o substrato antes de regar suas plantas.

As begônias podem ser um pouco dramáticas e acabarão “desmaiando” se suas raízes não tiverem água. Para que elas “reajam”, basta regar novamente.

Outro sinal de que a frequência de rega pode estar errada é a queda de folhas, o que também pode indicar falta de água. Entretanto, caso o caule esteja amarelado e amolecido, é sinal de que sua plantinha tem água demais!

Luz

As begônias precisam de luz intensa, apesar de não gostarem de sol pleno. Dessa forma, é interessante manter sua planta em locais de sombra ou meia-sombra, de preferência perto de uma janela, para que elas peguem algumas horas de sol fraco da manhã ou do fim da tarde.

Umidade 

As begônias são nativas de florestas tropicais com alta umidade no ar, mas não gostam de rega diretamente nas folhas. Portanto, borrife água ao redor da begônia e não deixe as folhas ficarem encharcadas. O contato prolongado com a água pode promover o surgimento de fungos nas folhas. 

Um problema comum são as pontas secas das folhas da begônia, o que pode indicar ar muito seco com baixa umidade. 

Temperatura

Quanto à temperatura, as begônias gostam de altas temperaturas e durante o inverno, entram em um período de dormência, que pode interferir na taxa de crescimento e até influenciar na perda das folhas. Se isso acontecer, não se desespere!

Cuide de sua planta e espere os dias mais amenos e quentes da primavera. 

Além disso, à medida que crescem, as begônias podem se tornar bastante altas, atingindo uma altura de cerca de 80 a 100 cm. Portanto, pode ser necessário inserir estacas nos vasos para ajudar a sustentar as plantas. 

Cuidados

A begônia maculata é uma planta tóxica, caso ingerida, por isso é preciso ter cuidado com o acesso de crianças e animais domésticos. Fique atento!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS