Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a planta carnívora Nepenthes Pudica

Veja as principais características dessa espécie e como ela atrai suas presas.

Publicado

em

As plantas carnívoras ou insetívoras são exóticas e muito curiosas. Essas plantas possuem a capacidade de atrair para o seu interior, pequenos animais, principalmente insetos, que ficam presos e são lentamente consumidos por suco digestivo, de modo que a planta possa extrair nutrientes.

Apesar de suas características bastante singulares, plantas carnívoras também realizam fotossíntese, ou seja, são capazes de produzir seu próprio alimento. 

Além das já popularmente conhecidas, como as Dioneias e Drosera, por exemplo, cientistas descobriram recentemente, na Indonésia, uma espécie de planta carnívora que chamou a atenção dos botânicos: a Nepenthes Pudica. Isso, porque a planta foi encontrada no subsolo, o que não é nada comum. 

A Nepenthes Pudica forma tubos ocos de cerca de 10 centímetros que se assemelham a “jarros”.  Esses tubos funcionam como armadilhas para capturar insetos e pequenos animas, visto que ao pousar sobre a planta, o animal escorrega para dentro do tudo, de onde não consegue mais sair. No interior dos “jarros”, enzimas digestivas auxiliam a planta no processo de retirada dos nutrientes da presa. Evidente, neste caso, que o processo de digestão é bastante lento, por isso as enzimas desempenham também função bactericida e fungicida.

 Apesar de parecer improvável, os “jarros” da planta ficam escondidos embaixo da terra, recobertos por musgos, à espreita de animais e insetos que se arriscam a andar por dentro do solo. Além da quantidade significativa de presas à disposição da planta no subsolo, a umidade também é condição favorável à Nepenthes Pudica.

As plantas carnívoras em geral, não são de grande beleza e a maioria, igualmente, não tem função comercial relevante. Apesar disso, contudo, tem especial importância na natureza, contribuindo para o equilíbrio ecológico. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS