Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a rabo-de-dragão e saiba como cultivar essa espécie exótica

Muito utilizada em decorações de jardins, a rabo-de-dragão é uma espécie super versátil e adaptável. Confira mais detalhes sobre ela.

Publicado

em

Você já ouviu falar da planta rabo-de-dragão? Originária das regiões desérticas do México e da América do Norte, a planta Rabo-de-Dragão (Dasylirion acrotrichum), também conhecida como Dasilírio, é um arbusto, pertence à família Asparagaceae e vem sendo muito utilizada no paisagismo, por ser muito versátil e adaptável a ambientes com pouca água, além de possuir uma beleza exótica. A Rabo-de-Dragão pode chegar a medir até 1,80 de altura.

Características 

Essa planta possui característica simétrica e suas numerosas folhas são suculentas, lineares e fibrosas, com margens cobertas por espinhos e extremidades espigadas. A Rabo-de-Dragão é uma planta rústica e de baixa manutenção. Dessa forma, você pode plantá-la em vasos e jardineiras, entretanto, use alguma proteção ao manuseá-la, como luvas, e tenha cuidado com suas folhas.

Já o seu caule possui um crescimento peculiar, sendo comparado a uma minhoca de acordo com seu crescimento. Dessa forma, a floração ocorre no verão apenas em plantas adultas, e despontam acima da folhagem, com diversas flores de cor branco-creme.

Cultivo 

O cultivo da planta Rabo-de-Dragão deve ser feito em solo fértil, drenável e sob sol pleno. Além disso, o solo deve estar enriquecido com matéria orgânica, sendo irrigado regularmente nos primeiros meses após o plantio e durante a estação seca.

Clima e umidade

A Rabo-de-Dragão não é adepta a excesso de água, podendo ser suscetível à podridão no solo e raízes. Dessa forma, uma ótima opção é plantá-la em canteiros elevados que facilitam uma boa drenagem.

Além disso, convém plantá-la em vasos e protegê-la temporariamente em ambientes internos e com incidência solar, quando o lugar em que você mora for muito úmido e chuvoso. Essa plantinha se multiplica a partir de sementes e suporta climas diversos, desde -6°C até 50°C.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS