Artigos
Conheça as situações que podem levar à perda da aposentadoria
Por mais que se trate de um benefício vitalício, algumas situações podem levar à suspensão definitiva. Veja quais são.
Você conquistou a tão sonhada aposentadoria e acha que está tudo bem e garantido. Porém, é preciso saber que há algumas situações que levam à perda do benefício. Isso mesmo!
Aposentados do INSS precisam tomar cuidado com algumas infrações que podem acabar tirando seu direito à aposentadoria, e é por isso que explicamos tudo aqui para você não correr esse risco.
A primeira situação que pode acabar com o direito à aposentadoria é o beneficiário receber um valor maior ou menor do que deveria. Também ocorre a perda do benefício se ele não comparece à perícia que é exigida pelo INSS.
Além disso, perde o benefício aquele segurado que se nega a fazer parte do programa de reabilitação do INSS e também em caso de prisão. Salário-maternidade também é motivo para perder o benefício.
A notícia boa é que, após a suspensão do benefício, o segurado tem um prazo para solicitá-lo novamente, então nem está tudo perdido.
O INSS, hoje, conta com quatro tipos de aposentadorias, são elas:
Aposentadoria por tempo de contribuição: é quando o trabalhador contribui com a Previdência por pelo menos 35 anos para os homens e pelo menos 30 anos para as mulheres.
Aposentadoria por idade: é quando o segurado completa a idade mínima para receber o benefício, que é 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, lembrando que a aposentadoria por idade também carece de um tempo mínimo de contribuição, que é 15 anos.
Aposentadoria especial: dedicada a trabalhadores que trabalham em atividades de alta periculosidade ou insalubres. Nestes casos, o tempo de contribuição pode variar de 15 a 25 anos e depende do risco que o trabalhador sofre com sua atividade. Na aposentadoria especial, o INSS também exige uma idade mínima para a entrada no benefício, e ela varia de 55 a 60 anos, dependendo do nível de gravidade da atividade exercida.
Aposentadoria por invalidez: é quando o segurado sofre algum acidente ou desenvolve alguma doença que o impeça de exercitar sua atividade empregatícia de forma permanente.
É muito importante que o segurado pesquise muito antes de dar entrada com os papéis da aposentadoria, para evitar que algum dos erros acima seja cometido. Além do mais, cada tipo de aposentadoria tem suas regras e particularidades.
Caso precise, é interessante procurar um profissional da área para tirar dúvidas e ser auxiliado na escolha do tipo de aposentadoria, além de ficar por dentro de todas as situações que pode trazer algum prejuízo ao benefício.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia22 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR