Conecte-se conosco

Automobilística

Conheça os hábitos ruins que diminuem a vida útil da embreagem do seu carro

A embreagem é um sistema muito delicado que, quando estraga, demanda bastante dinheiro para arrumar. Veja como evitar danos.

Publicado

em

Só quem já teve que trocar o sistema de embreagem de um veículo sabe o quanto é caro, e por se tratar de um componente delicado, ter maus hábitos durante a direção pode acabar danificando-a facilmente.

Como o sistema é muito importante para o veículo, com o tempo ele passa a apresentar desgastes, por isso é preciso fazer manutenções regularmente e cuidar a forma como usa.

Há maneiras de usar que aumentam esse desgaste, fazendo com que o sistema tenha uma vida útil menor e precise de troca ou manutenções grandes com mais frequência.

Se você não deseja ter que consertar sua embreagem tão cedo, fique atento a esses hábitos ruins que trouxemos, pois eles podem prejudicar o sistema do seu veículo.

Segurar o carro com a embreagem

Muitas pessoas costumam segurar o carro na embreagem quando estão parados em vez de acionar o freio de mão. Essa prática sobrecarrega a embreagem, que não foi feita para esse tipo de uso.

Quando for parar em um sinal, por exemplo, o ideal é deixar em ponto morto e acionar o freio de mão e apenas engatar a embreagem quando o veículo for posto em movimento.

Dirigir em velocidade baixa com uma marcha alta

Essa atitude acaba causando uma tensão no carro, que pode ser sentida quando a diferença da marcha para a velocidade é muito alta. Muitas vezes o veículo acaba apagando com essa prática.

Sempre equilibre a velocidade com a marcha. Fazer trocas inteligentes manterá a saúde do seu sistema, além de economizar combustível, que não está nada barato.

Muito peso no porta-malas

Cada carro tem um limite de peso que pode ser colocado em seu porta-malas, e ultrapassar isso pode acabar sobrecarregando a embreagem. Isso porque ele pesa mais os pneus, que precisam fazer um esforço maior para se manterem estáveis.

O gasto de combustível também é afetado nesses casos, porque o carro precisa fazer uma força maior para se manter em movimento. Por isso tenha conhecimento do limite de peso do seu veículo e o respeite.

Dirigir com o pé na embreagem

Este é o hábito ruim mais comum entre os condutores e um dos mais prejudiciais. Muitas pessoas deixam o pé “descansando” em cima da embreagem enquanto dirigem, e isso acaba colocando um peso sobre ela, forçando um desgaste maior.

Para evitar problemas precoces com sua embreagem, pressione o seu pedal apenas quando for trocar a marcha.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS