Mercado de Trabalho
Conquiste seu futuro profissional: Descubra como o currículo perfeito pode te ajudar
O currículo perfeito pode te ajudar a conseguir a vaga que sonha há tanto tempo. Mas como fazer um currículo que se destaque entre os demais candidatos? A seguir, vamos te dar algumas dicas para elaborar um documento simples, conciso e eficaz.
Como montar o currículo perfeito?
Um currículo perfeito é aquele que consegue transmitir todo o seu potencial profissional, ressaltando a sua trajetória, as suas habilidades e os seus resultados. Para isso, você precisa seguir alguns passos principais.
Formate o documento adequadamente:
Use fontes básicas, como Arial ou Times New Roman, e evite erros de português. O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com todas as informações necessárias para o cargo.
Coloque os seus dados pessoais:
Indicar seus dados pessoais no início do documento é crucial. Também é interessante indicar o seu LinkedIn junto dessas informações. Use um e-mail profissional, composto pelo seu nome e mais alguns caracteres.
Escreva o objetivo do currículo:
Em duas linhas, apresento minhas ambições, conhecimentos e especialidades que têm destaque. Evito a inclusão de qualidades pessoais, como “organizado”. Foco, principalmente, nas áreas nas quais estou interessado.
Insira as suas experiências profissionais:
Inclua todas as empresas pelas quais trabalhou, da mais recente para a mais antiga. Coloque a data de início e de saída, o cargo ocupado e as funções desempenhadas.
Sempre que possível, acrescente quais os resultados alcançados com aquela função. Use verbos que demonstrem o sucesso que obteve, como “aumentar”, “diminuir” ou “otimizar”.
Inclua a sua formação acadêmica:
Liste os seus cursos superiores, técnicos ou profissionalizantes da mais recente para a mais antiga. Coloque o nome da instituição, o nome do curso e a data de conclusão ou previsão de conclusão. Se tiver algum título acadêmico, como mestrado ou doutorado, também inclua nesta seção.
Liste as suas habilidades:
Coloque as suas habilidades técnicas, como programação, idiomas ou ferramentas específicas. Evite habilidades genéricas, como “trabalho em equipe” ou “comunicação”. Seja honesto e não invente habilidades que não possui.
Redija sobre as suas informações adicionais:
Se tiver alguma informação relevante que não se encaixe nas seções anteriores, coloque-a nesta parte. Por exemplo, cursos complementares, certificações, prêmios ou publicações.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas