Mercado de Trabalho
Conquiste seu futuro profissional: Descubra como o currículo perfeito pode te ajudar
O currículo perfeito pode te ajudar a conseguir a vaga que sonha há tanto tempo. Mas como fazer um currículo que se destaque entre os demais candidatos? A seguir, vamos te dar algumas dicas para elaborar um documento simples, conciso e eficaz.
Como montar o currículo perfeito?
Um currículo perfeito é aquele que consegue transmitir todo o seu potencial profissional, ressaltando a sua trajetória, as suas habilidades e os seus resultados. Para isso, você precisa seguir alguns passos principais.
Formate o documento adequadamente:
Use fontes básicas, como Arial ou Times New Roman, e evite erros de português. O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com todas as informações necessárias para o cargo.
Coloque os seus dados pessoais:
Indicar seus dados pessoais no início do documento é crucial. Também é interessante indicar o seu LinkedIn junto dessas informações. Use um e-mail profissional, composto pelo seu nome e mais alguns caracteres.
Escreva o objetivo do currículo:
Em duas linhas, apresento minhas ambições, conhecimentos e especialidades que têm destaque. Evito a inclusão de qualidades pessoais, como “organizado”. Foco, principalmente, nas áreas nas quais estou interessado.
Insira as suas experiências profissionais:
Inclua todas as empresas pelas quais trabalhou, da mais recente para a mais antiga. Coloque a data de início e de saída, o cargo ocupado e as funções desempenhadas.
Sempre que possível, acrescente quais os resultados alcançados com aquela função. Use verbos que demonstrem o sucesso que obteve, como “aumentar”, “diminuir” ou “otimizar”.
Inclua a sua formação acadêmica:
Liste os seus cursos superiores, técnicos ou profissionalizantes da mais recente para a mais antiga. Coloque o nome da instituição, o nome do curso e a data de conclusão ou previsão de conclusão. Se tiver algum título acadêmico, como mestrado ou doutorado, também inclua nesta seção.
Liste as suas habilidades:
Coloque as suas habilidades técnicas, como programação, idiomas ou ferramentas específicas. Evite habilidades genéricas, como “trabalho em equipe” ou “comunicação”. Seja honesto e não invente habilidades que não possui.
Redija sobre as suas informações adicionais:
Se tiver alguma informação relevante que não se encaixe nas seções anteriores, coloque-a nesta parte. Por exemplo, cursos complementares, certificações, prêmios ou publicações.
-
Política24 horas atrás
Título de Eleitor: Prazo para emitir e regularizar termina dia 8
-
Economia1 dia atrás
Setor de mineração registra alta no 1º trimestre e critica imposto seletivo
-
Empresas23 horas atrás
Banco Inter vai pagar dividendos aos acionistas nesta segunda
-
Política24 horas atrás
Reforma Tributária deve ser aprovada ainda este ano; entenda
-
Empresas23 horas atrás
União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale
-
Empresas24 horas atrás
Órgãos de Justiça acionam Google por disseminação de discurso de ódio
-
Empresas24 horas atrás
Petrobras concorda em ceder parte de sua quota de gás à Argentina
-
Empresas23 horas atrás
Gerdau pretende construir siderúrgica de aço especial no México